EMRC: Diocese de Leiria-Fátima juntou mais de 650 alunos «construtores da esperança»

«Na Igreja, todos somos», lembrou D. José Ornelas, que pediu «um momento de silêncio em honra do Papa Francisco»

Leiria, 08 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima disse que “é tão importante o grito de festa como o silêncio do coração” aos mais de 650 alunos do segundo ciclo, que participaram no 12.º Encontro Interescolas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

“É tão importante o grito de festa como o silêncio do coração. É por isso que os nossos professores na escola nos pedem silêncio. Porque, sem ele, não conseguimos ouvir o que é importante”, disse D. José Ornelas, que pediu aos alunos de EMRC “um momento de silêncio em honra do Papa Francisco”, onde “ninguém bate palmas, ninguém fala”, divulga a diocese, em informação enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Após esse momento, e sobre o silêncio, o bispo de Leiria-Fátima partilhou com os adolescentes “uma coisa sobre o Papa”, quando o convidou para ir a Fátima, e Francisco disse: ‘Sabes, eu não conhecia bem Fátima, vinha da Argentina. Mas, quando fui a Fátima pela primeira vez, sabes o que mais me impressionou? O silêncio’.

O 12.º Encontro Interescolas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Leiria-Fátima, com o lema ‘UP! Construtores da Esperança’, congregou mais de 650 alunos do segundo ciclo do Ensino Básico, de nove agrupamentos escolares, acompanhados pelos professores, esta segunda-feira, 5 de maio, em Porto de Mós.

O Interescolas de EMRC é dinamizado promovido pelo Serviço diocesano de Pastoral nas Escolas (SPE) de Leiria-Fátima, e Moisés Lobo, da organização, explicou que reuniram alunos de contextos socioeconómicos diversos, e promoveram a integração e a partilha de experiências.

“Com o tema ‘UP! Construtores da Esperança’, os alunos foram desafiados a ser sementes de esperança na transformação do mundo que habitam e colocarem em prática valores essenciais para uma convivência pacífica entre todos”, acrescentou.

“Como o Papa Francisco nos lembra: na Igreja, todos somos. Todos. Todos. Digam comigo: todos. Todos. Todos. Este é o lema do Papa Francisco: todos. Todos e todas”, realçou D. José Ornelas, no Parque Verde de Porto de Mós.

Íris disse que vai tentar “ser mais amiga de todos na turma, especialmente daqueles que estão mais sozinhos”, porque percebeu, neste encontro de EMRC, que todos precisam “uns dos outros”.

Do programa destacou-se um peddy-paper que levou os participantes a percorrerem diferentes locais da vila de Porto de Mós, onde conheceram o património e cultura: “Adorei andar pelos passadiços e ver o castelo. Nunca tinha vindo a Porto de Mós e agora quero voltar com os meus pais para lhes mostrar tudo o que vi”, disse Inês Costa, aluna do 5º ano.

Já José Gomes, da Escola Rainha Santa Isabel, da Carreira, destacou que fizeram “novos amigos”, para além das “muitas coisas interessantes sobre Porto de Mós”.

Para a professora Sílvia, do 2.º ciclo, estas atividades no exterior “são sempre muito enriquecedoras para todos”, porque ser professor é muito mais do que estar dentro da sala de aula.

“É também poder proporcionar aos nossos alunos momentos que são verdadeiramente enriquecedores, de partilha, de alegria e de convívio entre todos os alunos inscritos em Educação Moral na nossa Diocese; permite aos alunos perceberem que não estão sozinhos na sua caminhada de fé, que existem centenas de outros jovens que partilham os mesmos valores e ideais”, desenvolveu a professora da Escola Rainha Santa Isabel, na Carreira.

Os participantes tiveram também música, hits contemporâneos e canções com mensagens alinhadas com o tema: “Acho que nunca dancei tanto! O melhor foi ver os nossos professores a dançar connosco!”, salientou Renata, da Escola Rainha Santa Isabel.

A partir do lema ‘UP! Construtores da Esperança’ construíram coletivamente um símbolo representativo do encontro, onde cada escola contribuiu para essa estrutura vertical ascendente, com elementos naturais e materiais reciclados, simbolizando a construção conjunta de um mundo melhor.

A Diocese de Leiria-Fátima destacou o apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós, que começava a sua Semana da Juventude, na realização deste 12.º Encontro Interescolas de EMRC.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top