EMRC: Bispo do Porto pediu «presença qualificada» juntos dos alunos

Encontro de formação reuniu mais de 350 docentes na Casa de Vilar

Porto, 11 fev 2017 (Ecclesia) – O vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé agradeceu neste sábado aos docentes “pelo trabalho realizado nas escolas do país” e pediu uma “presença qualificada” juntos dos alunos.

D. António Francisco dos Santos começou por agradecer a todos os professores da disciplina que “ajudam as novas gerações a construir cultura” com “valores humanos e evangélicos bem presentes” e pediu “presença qualificada” junto “daqueles a quem sois chamados a servir”.

A intervenção serviu de abertura dos trabalhos da formação dos docentes da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que se realiza este sábado e domingo, na Casa diocesana de Vilar, no Porto, sob o tema “Dignidade da vida humana: Um percurso em construção numa Escola com Lu (cide)z”.

O bispo do Porto desafiou os docentes a sentirem-se “os alunos que temos” pois “é por eles e para eles que aqui estamos”.

“Somos aqui os nossos alunos. Bem sabemos o quanto os alunos nos fazem tal qual os filhos fazem os pais”, reforçou.

Para D. António Francisco é importante que os professores se sintam “membros implicados nas escolas” pois na “escola decide-se o rumo do país que queremos ser. Quanto mais apostarmos nas escolas mais estamos a servir o país”.

O bispo do Porto pediu atenção “aos alunos” e “maior capacidade de dedicação aos alunos, escolas, e comunidades humanas” consoante “os contextos em que nos encontramos” de modo a “poderdes servir melhor os alunos porque os passeis a compreender melhor”.

No final da sua intervenção pediu aos docentes para sejam “uma presença qualificada e qualificadora”, que “fermente de valores cristãos a cultura que nos rodeia”, lê-se no site Educris.

SN

Partilhar:
Scroll to Top