D. Manuel Felício acompanhou primeiro encontro de docentes deste ano letivo
Guarda, 25 out 2017 (Ecclesia) – O bispo da Guarda pediu aos professores de Educação Moral e Religiosa Católica para encarem o seu trabalho como uma verdadeira missão, durante um encontro de docentes da disciplina, no âmbito do ano letivo 2017-2018.
“Saibamos dar testemunho da nossa alegria, da nossa esperança”, disse D. Manuel Felício aos cerca de 20 professores de EMRC que marcaram presença nesta iniciativa, acolhida pelo Seminário da Guarda.
Durante a sua intervenção, enviada hoje à Agência ECCLESIA, o prelado, que é também membro da Comissão Episcopal para a Missão e Nova Evangelização, exortou os participantes a serem capazes de se afirmar junto dos jovens como “fonte de novidade” e de “novos horizontes”.
“Vós sois uma equipa, não caminhais sozinhos, e dessa força conjunta poderá vir o modelo que faça crescer cada pessoa que encontrais na escola, diariamente”, salientou D. Manuel Felício durante a missa integrada no encontro.
A eucaristia ficou ainda marcada por um momento simbólico, em que “o bispo da Guarda entregou a cada docente um símbolo alusivo ao dia, juntamente com o convite para oferecer a cada aluno as chaves para uma vida plena”.
Quanto à ordem de trabalhos, ela ficou marcada por uma conferência da professora Teresa Grancho, da Diocese de Aveiro, que deixou várias propostas de reflexão a partir de um poema do padre José Tolentino Mendonça, intitulado ‘Trilhar a estrada da Confiança’.
Os professores de EMRC tiveram ocasião ainda de debater o Plano de Ação para este setor na Diocese da Guarda, que integrará uma campanha solidária em favor da Obra Fazenda da Esperança, que tem como principal propósito ajudar jovens que caíram no vício das drogas ou do álcool.
Na agenda diocesana ficaram já estabelecidos outros momentos fortes para tornar presente e público o trabalho da disciplina de EMRC junto das comunidades.
Como o 1.º encontro diocesano de alunos do 9.º ano, previsto para fevereiro de 2018; 21.º Encontro Diocesano Interescolas, marcado para 22 de março de 2018, e antes disso a formação interdiocesana de professores, prevista para 27 de janeiro, em Viseu.
JCP