EMRC: Alunos do Ensino Secundário vivem «experiência radical»

Fernando Moita afirma que os jovens estão abertos a conhecer novas realidades

Lisboa, 11 abr 2015 (Ecclesia) – Fernando Moita afirma que o V Encontro Nacional dos Alunos do Ensino Secundário de Educação Moral e Religiosa Católica, que decorre em Leiria, se trata de “uma experiência radical”.

O Encontro subordinado ao tema “(Des)Abrigo-me Contigo” é uma “experiência radical para a qual os alunos do ensino secundário estão muito abertos” porque lhes permite “conhecer novas realidades e experienciar realidades que estão longe do seu dia-a-dia”, disse Fernando Moita coordenador do Departamento do Ensino Religioso Escolar do Secretariado Nacional de Educação Cristã.

O encontro dos alunos do secundário oriundos de 16 dioceses ficou marcado esta sexta-feira pela experiência da realidade do que é ser refugiado num contexto adverso através da simulação da entrada num campo.

Fernando Moita destaca ainda o “trabalho dos professores nas escolas ao nível da motivação e explanação destes conteúdos temáticos” e os diversos “recursos pedagógicos colocados à disposição da própria lecionação”.

O jantar de sexta-feira foi vivido à maneira dos refugiados e a noite terminou com a criação de um “logo Humano” com a palavra «Paz» e o lançamento das luzes da vida sob a forma de pequenos balões iluminados num momento de profundo silêncio em homenagem aos milhões de refugiados e aos cristãos perseguidos e mortos em nome da sua fé.

No encontro estão representadas 70 escolas, num total de 1300 alunos e 115 professores, que termina este sábado.

 

Educris/SN

Partilhar:
Scroll to Top