Iniciativa decorreu em Braga e reuniu cerca de 1200 alunos
Lisboa, 28 abr 2014 (Ecclesia) – Cerca de 1200 alunos e 100 professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), de doze dioceses de Portugal, participaram em Braga no 4.º Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES).
“Excedeu em muito as nossas expectativas, previa-se um máximo de 1000 alunos e reunimos quase 1200 e só não se juntaram mais porque não havia condições logísticas para isso”, disse hoje à Agência ECCLESIA, Dimas Pedrinho, coordenador da EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã.
O encontro, subordinado ao tema ‘Um amigo, um guardião’, decorreu entre quarta e quinta-feira e teve como objetivos “aprofundar o conhecimento do património religioso” e proporcionar “momentos de reflexão e cooperação entre os alunos”.
Os alunos pernoitaram no Quartel da Cavalaria de Braga e do programa fez parte um ‘bootcamp’ e uma subida ao Santuário do Sameiro, seguida de “um momento de celebração marcante que contou com a presença de D. Jorge Ortiga”.
“O arcebispo de Braga incentivou os alunos a serem semeadores de alegria, de esperança nas suas escolas. Pediu-lhes que dessem o testemunho, como alunos que procuram pautar a sua vida pelos valores que a Igreja propõe, junto dos outros jovens”, conta Dimas Pedrinho.
A celebração no santuário do Sameiro contou ainda com a animação musical do grupo Efatá.
Um “EMRConcert” e uma prova de orientação na cidade de Braga sob a temática ‘ipedra’ foram outras das atividades em que durante dois dias os jovens puderam participar.
Segundo o coordenador da EMRC, este 4º ENES constituiu uma possibilidade para “os alunos se encontrarem e partilharem experiências e valores comuns que são desenvolvidos nas aulas”.
O Encontro Nacional do Secundário nasceu em 2011, com a cidade de Lisboa a acolher mais de 500 alunos de EMRC de todo o país e já passou também pelas localidades do Porto e de Beja.
No próximo ano a organização pretende que o encontro decorra na “zona centro do país”.
JCP/MD