Fundo de capital destinado a pessoas com mais de 40 anos
A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) lançou um fundo de capital de 2,5 milhões de euros, designado “Bem Comum”, para ajudar desempregados com mais de 40 anos.
O gestor Nuno Fernandes Thomáz, que dinamiza o “Bem Comum”, afirmou à Agência ECCLESIA que “existem essencialmente dois grandes objectivos: um de natureza global, pois é mais um instrumento para combater a chaga social do desemprego, responsável pela pobreza e sofrimento que existem no país, e um objectivo específico que é o facto de pessoas que estão no auge das suas vidas ao perderem o emprego não reúnem condições para refazer a sua vida e esta poderá ser a oportunidade.”
O público-alvo são indivíduos desempregados com mais de 40 anos com bom curriculum profissional e características pessoais orientadas ao empreendedorismo, “destinando-se a quadros médios ou superiores e com projectos de capacidade empreendedora para que obtenham retorno”, frisa Nuno Thomáz.
Ainda em negociações com o IAPMEI e com a InovCapital, o projecto abre com o apoio do Grupo José de Melo, Caixa Geral de Depósitos, Banco Espírito Santo, Banco Santander Totta e Montepio Geral.
Este projecto traduz-se no financiamento direccionado para novas Pequenas e Médias Empresas e não poderá apoiar projectos de vanguarda nem de grande linha tecnológica, mas está aberto às mais variadas áreas. “Havendo um estudo realizado pelo comité para seleccionar os projectos, estes serão depois comparticipados numa percentagem dependente da natureza e da própria necessidade mas havendo sempre um empenho dos empreendedores”, conclui o gestor.