Emprego: Lisboa recebe primeiro congresso nacional de grupos de entreajuda

Iniciativa está a cargo do Instituto Padre António Vieira, do Ministério da Solidariedade e Segurança Social e da Fundação Montepio

Lisboa, 13 jul 2013 (Ecclesia) – O Instituto Padre António Vieira (IPAV), com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social e a Fundação Montepio, promovem este sábado em Lisboa o 1.º Congresso Nacional dos Grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego.

Numa nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA, o organismo ligado à Companhia de Jesus adianta que a iniciativa terá como tema “Juntos vamos mais longe!” e decorrerá entre as 10h30 e as 17h30, no auditório do Montepio.

Lançado em março do ano passado, “o projeto GEPE”, que conta com a colaboração de “88 animadores voluntários”, tem como principal objetivo “apoiar pessoas em situação de desemprego no seu processo de reintegração laboral, através da dinâmica de grupos de entreajuda”.

A reunião geral deste sábado – adianta o IPAV – deverá contar com “representantes dos 47 grupos ativos em todo o país”, que vão ter a possibilidade de “dar voz” às ideias e preocupações de cerca de 450 desempregados”.

Na abertura do evento deverão marcar presença o presidente da entidade jesuíta, Rui Marques, o presidente do Montepio Geral, António Tomás Correia, e o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, este último ainda sujeito a confirmação.

Desde que começaram as reuniões do GEPE, 619 pessoas decidiram inscrever-se nesta janela de oportunidade e 156 conseguiram encontrar trabalho.

O programa do congresso vai incluir “testemunhos” de quem conseguiu superar as suas dificuldades e também de quem os incentivou a “trilhar caminho, com o contributo de um grupo coeso e solidário”.

Cada grupo de entreajuda é constituído por 6 a 10 pessoas desempregadas e 2 animadores voluntários, que se reúnem semanalmente para partilharem estratégias e trocarem experiências de procura de emprego.

Durante cerca de duas horas, os participantes são chamados a trabalhar sobretudo três componentes: melhorar técnicas para a obtenção de emprego, combater a desmotivação e promover a autoformação, através da abordagem de temas relacionados com a empregabilidade.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top