Empreendedorismo das ordens religiosas em livro

Obra vai ser publicada no próximo ano, retratando legado cultural e artístico

No próximo ano será publicado o livro «Mosteiros e Conventos Ordens e Congregações – 1000 anos de empreendedorismo religioso cultural e artístico em Portugal».

Este é um projecto que mostra “aquilo que de melhor foi produzido em Portugal devido ao empreendedorismo dos membros das Ordens Religiosas”, confidenciou à Agência ECCLESIA José Eduardo Franco, membro da equipa de investigadores sobre as ordens e congregações religiosas.

Ao olhar para Portugal – salienta este investigador – “aquilo que temos de melhor para oferecer – a nível artístico, monumental e arquitectónico – aos estrangeiros é de origem religiosa”. Aquilo que foi produzido ao longo dos tempos à luz do ideário das ordens e para habitação dessas ordens.

Dos Jerónimos a Alcobaça, Eduardo Franco recorda que estes monumentos pertenceram a ordens religiosas. No entanto, quando se fala nas escolas sobre as ordens religiosas “associa-se sempre a um passado negro e obscuro”.

“Esquece-se que elas foram altamente produtoras e empreendedoras”, acrescenta.

Citando o repto de Bento XVI aos agentes da Cultura aquando da sua passagem por Portugal em Maio passado, o investigador sublinha “que é preciso criar beleza”.

Partilhar:
Scroll to Top