A cidade de Roma viveu este Domingo a décima nona edição da “Festa dos Povos”, que congregou representantes de dezenas de comunidades migrantes numa celebração religiosa e cultural.
A iniciativa foi saudada pelo próprio Papa, que se dirigiu aos “milhares de imigrantes” reunidos na Praça de São João de Latrão.
Esta é uma festa promovida pelos Missionários scalabrinianos em conjunto com os outros Institutos desta família religiosa, a Pastoral dos Migrantes e a Cáritas Diocesana.
Ao longo do recinto era possível encontrar diversas tendas com mostras da culinária, música, belezas naturais e culturais dos países representados, incluindo três lusófonos: Angola, Brasil e Cabo Verde.
Segundo os seus responsáveis, o evento procura “sublinhar a relevância eclesial e social das comunidades migrantes presentes na diocese e na cidade”.
A Igreja mostra também a sua preocupação por promover a integração destas comunidades num momento em que se tem vindo a assistir ao multiplicar de situações de violência racista e xenofobia.