Esta Quinta-feira, 24 Junho, a cidade de Elvas vai recordar o Arcebispo D. Augusto Eduardo Nunes que governou a Arquidiocese de Évora de 1885 a 1920, na transição da Monarquia Constitucional para a Republica.
D. Augusto Eduardo Nunes nasceu em Portalegre, na Rua de Chantre, Freguesia da Sé, a 31 de Maio de 1849, a 31 de Dezembro de 1851, passou a viver em Elvas de onde era original a sua família, o Pai Sr. José Maria Nunes e a mãe, D. Helena Rosa Nunes e seu tio paterno, o Padre João Rafael Nunes.
A 16 de Agosto de 1857, por morte do seu Pai, passou a residir em Lisboa, com a Mãe, com o irmão e a irmã, sob a protecção do tio paterno, P. João Rafael Nunes.
Depois de ter frequentado o Seminário Patriarcal de Santarém e ter sido ordenado Presbítero a 20 de Maio de 1872 pelo Patriarca D. Inácio frequentou a Faculdade de Teologia da Universidade, onde se doutorou em Teologia, com a tese «Ecclesiae Catholicae Munus Sociale» (18 e 19 de Novembro de 1880) sob orientação do Doutor Bernardo Augusto Madureira. Depois ter apresentado o trabalho do concurso à docência «Catholicismo e Socialismo», foi nomeado Professor Catedrático a 15 Setembro de 1881.
A 4 de Janeiro de 1885 foi nomeado Arcebispo Titular de Perga e Bispo Coadjuntor com futura sucessão de Évora. Devido à morte de D. José António Pereira Bilhano (18.09.1890), desde há muito retido na sua casa de Ílhavo devido à idade avançada, D. Augusto assumiu a Arquidiocese de Évora como Arcebispo Residencial, recebendo o Palium Metropolitano, das mãos do Patriarca, na capela do Paço de S. Vicente, a 4 de Junho de 1891.
D. Augusto Eduardo Nunes, voltou a Elvas no dia 8 de Abril de 1912, a fim de cumprir o seu desterro até 18 de Abril de 1914, dia em que regressou à sede da diocese, a cidade de Évora.
D. Augusto Eduardo Nunes, primeiro redactor que redigiu os Documentos Colectivos do Episcopado Português dirigidos aos católicos de Portugal protestando contra a grave perseguição movida pelo regime contra a religião católica (1910 a 1920), faleceu em Évora a 11 de Julho de 1920.
Programa de Homenagem
17h00 – Na sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Elvas, conferência pelo cónego Senra Coelho «Dom Augusto Eduardo Nunes e a sua cidade de Elvas». A conferência vai basear-se na investigação apresentada pelo conferencista no seu livro «Dom Augusto Eduardo Nunes, Professor de Coimbra e Arcebispo de Évora», Edição Paulus, que será ali apresentado aos Elvenses.
18h30 Desornamento da lápide na sua casa onde D. Augusto Eduardo Nunes viveu dois anos de desterro do Distrito de Évora.
19h30 Descerramento de uma placa na rua com o nome de D. Augusto Eduardo Nunes.
O Arcebispo de Évora, D. José Alves, estará presente e presidirá a alguns dos actos.
Cón. Francisco Senra Coelho