Elevador da Glória: «A vossa dor é a nossa dor», afirma D. Rui Valério às famílias das vítimas do acidente

«Somos todos passageiros daquele elevador», refere o patriarca de Lisboa

Faro, 03 set 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa manifestou hoje a sua solidariedade aos familiares das vítimas do acidente do Elevador da Glória, em Lisboa, que causou 15 mortos e 18 feridos.

“A vossa dor é a nossa dor”, disse D. Rui Valério em declarações à Agência ECCLESIA, em Faro, onde participou na celebrações dos 25 anos de ordenação episcopal do bispo da Diocese do Algarve.

“Este dia 3 de setembro vai ficar como página negra da história de Lisboa por aquilo que esta tarde ocorreu com o Elevador da Glória”, afirmou o patriarca de Lisboa, referindo-se à “escuridão” causada pelo acidente.

Foto Miguel A. Lopes/Lusa

“Às famílias, um sentimento que eu quero traduzir numa palavra: estamos convosco”, sublinhou.

D. Rui Valério vai ter presente na sua oração as vítimas do acidente: “Que o Senhor conforte quem necessita de ser consolado, que o Senhor acuda a quem necessita de ser acudido”.

O patriarca de Lisboa lembrou também os responsáveis e os profissionais dos transportes, nomeadamente da empresa envolvida, manifestando a sua “solidariedade”.

“Neste momento somos passageiros daquele elevador e nessa medida a nossa dor é profunda, mas iluminada e confortada pela força da oração”, afirmou.

Em nota enviada à Agência ECCLESIA, o Patriarcado de Lisboa reafirma que é com “profunda dor e tristeza” que D. Rui Valério “acompanha o acidente no Elevador da Glória, na amada Cidade de Lisboa”.

“Neste momento difícil, D. Rui Valério eleva a Deus orações pelas vítimas mortais, assim como manifesta a sua proximidade aos seus familiares, neste momento de separação e de profunda dor”, desejando a recuperação aos feridos e assegurando a sua “a oração para que encontrem força e esperança”.

“O Patriarca de Lisboa manifesta, também, a sua gratidão e solidariedade para com todos os que, com generosidade e prontidão, se mobilizaram no socorro às vítimas: equipas de emergência, profissionais de saúde, autoridades e voluntários”, acrescenta a nota.

Foto Miguel A. Lopes/Lusa

O Governo decretou para esta quinta-feira um dia de luto nacional pela tragédia do Ascensor da Glória, em Lisboa.

Já o presidente da República Portuguesa apresentou “o seu pesar e solidariedade às Famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes”.

Na sequência do acidente, a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal pelas vítimas, apresentando “sentidas condolências a todas as famílias e amigos das vítimas”.

PR/OC

Partilhar:
Scroll to Top