Eleições: Vaticano destaca mudança

Números da abstenção sublinhados nas legislativas que deram vitória ao PSD de Pedro Passos Coelho

Lisboa, 06 jun 2011 (Ecclesia) – A Rádio Vaticano destacou hoje a vitória de Pedro Passos Coelho e do PSD nas eleições legislativas antecipadas deste domingo, falando numa “nítida derrota” de José Sócrates, primeiro-ministro desde 2005.

A emissora considera que Portugal enfrenta um “difícil processo de saída da crise” e sublinha as “políticas de austeridade” impostas ao país pela União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.

O PSD obteve 38,6%, elegendo 105 deputados, esperando-se que forme governo em coligação com o CDS-PP, partido que registou 11,7% dos votos, com direito a 24 deputados.

A oposição vai contar com 73 deputados do PS (28,1% dos votos), 16 da CDU (7,9%) e oito do Bloco de Esquerda (5,2%).

Faltam ainda apurar os quatro mandatos dos círculos da Europa e fora da Europa [voto dos portugueses residentes no estrangeiro], que serão conhecidos no próximo dia 15.

As legislativas de domingo marcaram um novo recorde com a abstenção a atingir a taxa mais elevada de sempre – 41,1% – em eleições para a Assembleia da República.

A Rádio Vaticano refere-se a este “número alto” de abstencionistas, mas recorda os eleitores “mortos ou emigrados” que continuam “inexplicavelmente inscritos” nos cadernos eleitorais.

De acordo com os dados disponíveis na página da Comissão Nacional de Eleições (CNE), estavam inscritos 9 429 024 eleitores, tendo votado 5 554 002.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top