Eleições: Bispos de Portugal vão publicar o documento «Votar por uma Europa Melhor»

Episcopado apela ao voto e defende políticas contra o desemprego no continente

Fátima, Santarém, 10 mar 2014 (Ecclesia) – O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou hoje a Nota Pastoral “Votar por uma Europa Melhor”, a submeter à votação da próxima Assembleia Plenária do episcopado, disse o padre Manuel Morujão.

De acordo com o porta-voz da CEP, o documento é um apelo à participação de todos os cidadãos nas próximas eleições europeias, que vão decorrer no dia 25 de maio, à adoção de políticas contra o desemprego e pelo diálogo cultural e inter-religioso no continente.

“Votar não é um ato meramente burocrático. É um ato em que assumimos a nossa contribuição no bem comum, neste caso não apenas do nosso país mas da Europa, e é uma afirmação de exigência de responsabilidade àqueles que vão para o Parlamento Europeu”, afirmou o secretário da CEP.

O padre Manuel Morujão adiantou que a Nota Pastoral defende uma Europa onde o problema do desemprego não permaneça “adiado por soluções que nunca mais chegam” e um continente com fronteiras abertas, não “uma torre forte em que só os grandes podem entrar”.

Para o porta-voz da CEP, a Europa deve acolher os que “não estão bem nos seus países, tanto política como economicamente” e promover o “diálogo cultural e inter-religioso”.

No documento, a aprovar na próxima reunião do episcopado português, os bispos consideram que a abstenção é uma “arma perigosa” que se pode virar “contra quem a usa”, acrescentou.

A próxima Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa vai decorrer entre os dias 29 de abril a 1 maio e vai eleger o novo presidente, vice-presidente e secretário e porta-voz da CEP, assim como os novos presidentes das Comissões Episcopais.

O Conselho Permanente é um órgão delegado da assembleia dos bispos católicos em Portugal, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções, reunindo-se ordinariamente todos os meses.

O organismo é atualmente constituído por D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa (presidente da CEP); D. António Marto (vice-presidente), bispo de Leiria-Fátima; D. Jorge Ortiga (vogal), arcebispo de Braga; D. Gilberto Canavarro Reis (vogal), bispo de Setúbal; D. António Francisco dos Santos (vogal), bispo eleito do Porto; D. Manuel Quintas (vogal), bispo do Algarve; D. António Couto (vogal), bispo de Lamego; e o padre Manuel Morujão (secretário).

LFS/PR

Partilhar:
Scroll to Top