D. Gilberto Reis mobiliza cristãos católicos ao «exemplo» e «participação» no ato eleitoral
Setúbal, 09 set 2015 (Ecclesia) – O administrador apostólico da Diocese de Setúbal defendeu que as eleições legislativas são uma oportunidade dos cidadãos “crescerem na atenção à política” e na consciência do seu papel “decisivo” na construção dum país “mais solidário e justo”.
“A campanha, mais que esta escolha, é uma grande oportunidade para ajudar os cidadãos a crescerem na atenção à política, a tomarem consciência do seu papel decisivo na construção dum país mais solidário e justo, onde haja uma melhor distribuição dos bens, incluindo o bem do trabalho, e a crescerem no amor pelo bem comum e no respeito profundo pela dignidade de cada pessoa”, analisa D. Gilberto Reis.
Numa Nota Pastoral publicada no sítio online da Diocese de Setúbal, o administrador apostólico considera que os cristãos católicos devem “dar exemplo” de esforço de esclarecimento e de participação no ato eleitoral do dia 04 de outubro
“Hão de ter em conta a doutrina e os valores da fé que professam nas suas intervenções e decisões”, observa sobre expressões da “caridade de Jesus que os anima”.
Segundo D. Gilberto Reis, a campanha é “tempo de trabalho árduo” para os candidatos e militantes dos partidos e aos eleitores “pede o esforço” de se esclarecerem e participarem na eleição entendida como “uma oportunidade, uma honra e não só um dever”.
Neste sentido, o prelado alerta também que para os cidadãos se sentirem “atraídos a participar” a campanha deve ser feita em “tom sereno, de verdade e de clareza”.
O administrador apostólico da Diocese de Setúbal deseja ainda “felicidades” a todos os candidatos e a todos os diocesanos na esperança que no fim da campanha “todos” tenham crescido “no amor e no compromisso” pelo bem comum e pela “inalienável dignidade de cada pessoa”.
A eleição dos deputados à Assembleia da República que determina a escolha do próximo Governo está marcada para o próximo dia 04 de outubro.
CB/OC