Cidade do Vaticano, 22 fev 2017 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso está no Egito com uma delegação para participarem num seminário sobre “sobre fé e extremismo” na Universidade de Al-Azhar, no Cairo, entre hoje e esta quinta-feira.
A Rádio Vaticano divulga que o encontro que começa hoje tem como tema ‘O papel de al-Azhar al-Sharif e do Vaticano no combate aos fenómenos de fanatismo, extremismo e violência em nome da religião’ – ‘The role of al-Azhar al-Sharif and of the Vatican in countering the phenomena of fanaticism, extremism and violence in the name of religion’.
A delegação do Vaticano, à Universidade sunita de Al-Azhar do Cairo, é presidida pelo cardeal Jean-Louis Tauran do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, com o secretário do dicastério, o padre Miguel Ángel Ayuso Guixot, o secretário da Comissão para as relações religiosas com os muçulmanos, monsenhor Khaleb Akasheh, e ainda o núncio Apostólico no Egito, D. Bruno Musarò.
Neste contexto, a emissora católica assinala que o padre Miguel Ángel Ayuso Guixot já esteve “inúmeras vezes no Cairo, onde participou de diversos encontros e reuniões preliminares”, após o encontro histórico entre o Papa Francisco e o grande imã de Al-Azhar, o Ahmed Al-Tayyeb, a 23 de maio de 2016.
O seminário vai realizar-se, como nas edições anteriores, nas vésperas de 24 de maio, em recordação à histórica visita do Papa São João Paulo II à Universidade Al-Azhar, no ano 2000.
CB