Egito: Papa e grande imã de al-Azhar encerram em conjunto conferência sobre a paz

Vaticano divulga programa da viagem ao Cairo, de 28 a 29 de abril

Cidade do Vaticano, 03 abr 2017 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje o programa oficial da viagem do Papa ao Egito, de 28 a 29 de abril, na qual Francisco vai visitar o grande imã de al-Azhar.

A partida de Roma está prevista para a manhã de 28 de abril, uma sexta-feira, com chegada ao Cairo pelas 14h00 locais (menos uma em Lisboa).

Após o acolhimento oficial e a cerimónia de boas-vindas no Palácio Presidencial de Heliópolis, o Papa encontra-se com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.

Em seguida, Francisco e o imã de de al-Azhar encerram, em conjunto, a conferência internacional pela paz promovida pela instituição religiosa mais prestigiada do Islão sunita, sediada no Cairo.

Para as 16h40 está previsto um encontro com as autoridades, durante o qual discursam o presidente Abdel Fattah al-Sisi e o Papa.

Ainda no primeiro dia da viagem, Francisco encontra-se com o Papa Tawadros II, da Igreja Copta Ortodoxa, comunidade cristã mais numerosa do Egito, proferindo o terceiro discurso da visita.

Os católicos representam 0,31% da população egípcia.

A 29 de abril, sábado, o programa do Papa começa com a celebração da Missa, às 10h00, seguindo-se o almoço com os bispos católicos do país e, às 15h15, um encontro de oração com membros do clero, de institutos religiosos e seminaristas.

A cerimónia de despedida está marcada para as 17h00, com chegada a Roma prevista para as 20h30.

A 18ª viagem internacional do pontificado, anunciada a 18 de março, decorre a convite do presidente egípcio e de autoridades cristãs e muçulmanas.

A primeira deslocação de Francisco ao estrangeiro, em 2017, antecede assim a visita a Fátima, para as celebrações do Centenário das Aparições, a 12 e 13 de maio.

OC

Partilhar:
Scroll to Top