Cairo, 29 abr 2017 (Ecclesia) – O Papa preside hoje à Missa no estádio da aeronáutica militar do Cairo, perante cerca de 20 mil pessoas, no dia final da sua visita ao Egito, iniciada esta sexta-feira.
A celebração alterna o latim e o árabe, num ambiente de festa; Francisco saudou a multidão percorrendo a pista de atletismo num pequeno veículo, semelhante aos usados nos campos de golfe.
A Missa passou de uma sala fechada, perto do Estádio do Cairo, para o Estádio da Aeronáutica Militar, com mais lugares e maior segurança.
A cerimónia conta com a participação de representantes de comunidades ortodoxas e muçulmanas.
Na última noite, o Papa cumprimentou junto à Nunciatura Apostólica um grupo de jovens peregrinos de várias regiões do Egito que se reuniram na capital do país para acompanhar a viagem pontifícia.
“Sois corajosos”, disse Francisco, convidando todos a rezar o Pai Nosso.
O Papa disse que os jovens devem ter no coração as pessoas que gostam deles e aqueles que não lhes desejam o bem, rezando por todos.
Os católicos representam 0,31% da população egípcia.
Depois da Missa, Francisco almoça com os bispos católicos do país e, às 15h15 (menos uma em Lisboa), tem um encontro de oração com membros do clero, de institutos religiosos e seminaristas.
A cerimónia de despedida está marcada para as 17h00 locais, com chegada a Roma prevista para as 20h30 (19h30 em Lisboa).
A primeira deslocação de Francisco ao estrangeiro em 2017 e 18ª viagem internacional do pontificado antecede assim a visita a Fátima, para as celebrações do Centenário das Aparições, a 12 e 13 de maio.
OC