Egito: «Governos ocidentais não veem a realidade» diz D. Kyrillos William de Assiut

Cristãos são o «bode-expiatório» considera o bispo copta-católico

Cairo, Egito 21 ago 2013 (Ecclesia) – D. Kyrillos William de Assiut, bispo copta-católico, critica os governos ocidentais por não conhecerem a realidade egípcia, que em 10 dias viu quase 80 igrejas serem atacadas, e por falarem de direitos humanos de quem se manifesta com armas.

O bispo copta-católico explica que os ataques aos cristãos, por parte dos “irmãos muçulmanos”, surge porque eles consideram que foram os cristãos que levaram ao afastamento do presidente deposto mas “35 milhões de pessoas saíram para as ruas para se manifestarem contra Mohamed Mursi”.

O Patriarca Copta Ibrahim Sidrak de Alexandria também emitiu um comunicado onde declara “o apoio livre, forte e consciente a todas as instituições do Estado, particularmente às Forças Armadas e à Polícia”, pelos esforços que estão a fazer pela proteção da “pátria”.

“Os cristãos estão a ser castigados, nós somos o bode-expiatório”, declarou à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

O bispo referiu que muitos muçulmanos concordam com uma “separação clara” entre religião e Estado e que não esperava “este nível de brutalidade”.

“Estes grupos têm o direito de se manifestar mas não com armas, os governos ocidentais não veem a realidade do que se está a passar aqui”, critica o bispo copta-católico, D. Kyrillos William de Assiut.

Agora, os cristãos “estão demasiado receosos” para saírem de casa depois da violência da semana passada, principalmente em Minya, “a região mais afetada”, a 150 quilómetros do Cairo, adianta o bispo-copta.

Desde o dia 13 de agosto quase 80 igrejas, conventos, escolas administradas pela Igreja, clínicas e outros centos foram atingidos, contabiliza D. Kyrillos William de Assiut.

O prelado assegura que são próximos dos “muçulmanos moderados” e que muitos ajudaram a proteger as igrejas e dos “fundamentalistas, recorrendo às armas”, como aconteceu na cidade de Assiut, no centro do país.

ZENIT/CB/LS

Partilhar:
Scroll to Top