Educação: Universidades Católicas da Europa e do Líbano debatem em Lisboa modelos de ensino inclusivos

Relações interreligiosas e interculturais no centro dos debates por ocasião dos 50 anos da UCP

Lisboa, 02 jun 2017 (Ecclesia) – A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) disse à Agência ECCLESIA que o Encontro das Universidades Católicas Europeias e do Líbano, que decorre em Lisboa, vai debater “modelos de universidade que sejam inclusivos”.

Para Isabel Capeloa Gil é “particularmente importante” dialogar sobre “as relações interreligiosas e interculturais”, que decorrem da internacionalização em curso nas várias instituições de ensino superiores católicas da Europa.  

“É para nós muito importante para construir modelos de universidade que sejam inclusivos, espaços de diálogo, com a diferença, tanto com os que pensam como nós como os que pensam diferentes de nós”, sublinhou a reitora da UCP.

“Temos na universidade um caminho muito forte de internacionalização, em todas as faculdades, o que traz desafios em termos das relações interreligiosas. Temos alunos que não são cristãos, são judeus, muçulmanos, alguns que não partilham sequer a fé, mas todos aqui coabitam com um espírito de cordialidade e respeito mútuo”, acrescentou.

Isabel Capeloa Gil lembrou que participam neste encontro as universidades católicas da Europa e do Líbano, que são “muito ativas”.

Com eles vamos discutir questões relacionadas com a interculturalidade e com as relações interrteligiosas e a forma como estes dois elementos têm impacto naquilo que é a terceira missão da universidade, que está relacionada com o serviço à comunidade”, referiu a reitora da UCP.

Para o presidente da Federação Europeia das Universidades Católicas da Europa, Thierry Magnin, o diálogo interreligioso acontece já no interior das universidades, “onde há muitos estudantes que vêm dos vários cantos do mundo”, sendo agora o desafio a sua concretização nas sociedades onde cada instituição está inserida.

“Em França, o islão é uma religião que está muito implantada. Como uma universidade católica participa no diálogo interreligioso para viver em harmonia, com toda a sociedade francesa, construindo em conjunto a sociedade?”, questionou o padre Thierry Magnin

O presidente da Federação Europeia das Universidades Católicas da Europa adiantou também que o encontro que decorre em Lisboa até este sábado analisa a participação das universidades católicas no acolhimento aos refugiados, “para os ajudar a encontrar a sua dignidade através da formação”.

O Encontro Anual da Federação das Universidades Católicas Europeias decorre na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no ano em que a UCP 50 ano e reúne cerca de 50 Reitores de Universidades Católicas Europeias e do Líbano.

D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa, preside a uma Missa durante o encontro, que termina com a visita ao Santuário de Fátima, na tarde de 3 de junho, por ocasião do Centenário das Aparições.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR