Lisboa, 05 out 2025 (Ecclesia) – A Comunidade Católica com Deficiência Visual (CCDV) realiza uma tertúlia online para abordar a transmissão da fé em contexto da Pessoa com deficiência, este domingo, dia 5 de outubro, entre as 21h00 e as 23h00, na plataforma zoom.
“A Igreja Católica tem trabalhado para adaptar as suas práticas e materiais para atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência e hoje é fundamental refletir sobre o modo como promovemos a inclusão e o acesso à educação religiosa da Pessoa com deficiência”, explica o CCDV em comunicado.
Sob o tema «Velho jovem ou criança, com o senhor aprendemos e ensinamos. Ele é a nossa esperança!» a iniciativa vai dar a conhecer “o trabalho feito pela Igreja em Portugal ao nível da catequese para pessoas com deficiência, com a partilha de testemunhos de fé de catequistas e de pessoas com deficiência”.
A irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã, é uma das convidadas da sessão que vai dar a conhecer o trabalho que é realizado neste setor da Igreja.
A tertúlia realiza-se na noite do dia 5 de outubro, entre as 21H00 e as 23H00, na plataforma zoom.
A CCDV realiza este encontro em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e o Serviço Pastoral da Pessoa com Deficiência (SPPD).
A Comunidade Católica com Deficiência Visual foi criada em Portugal, em 2021, pretende ajudar a Igreja Católica a ser mais inclusiva e acessível para as pessoas cegas ou com baixa visão, e é uma iniciativa integrada no SPPD, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
LFS