Educação: Proximidade e ligação aos alunos em «isolamento escolar» é a preocupação da disciplina de EMRC

Educação Moral e Religiosa Católica preparou recursos de apoio aos professores

Foto Lusa

Lisboa, 14 abr 2020 (Ecclesia) – O coordenador do Departamento Nacional da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica afirmou hoje que os professores da disciplina apostam num ensino remoto “de qualidade” e procuram responder ao apelo do Ministério de Educação de “aproximação possível aos alunos”.

Para António Cordeiro, o objetivo do Departamento de EMRC, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), é continuar “um ensino, embora remoto, mas de qualidade, mantendo a ligação aos alunos, que é tão importante para todos”.

“O Ministério apela a que seja concretizada esta aproximação possível aos alunos e nesse ponto conseguimos dar um passo”, afirmou o coordenador do departamento da disciplina de EMRC.

Para o terceiro período que hoje inicia, os coordenadores da disciplina recuperaram “um conjunto de recursos didáticos” para  “apoiar  e complementar o ensino à distância de EMRC”.

De acordo com António Cordeiro, os recursos preparados pelo Departamento de EMRC são uma resposta ao Ministério de Educação que criou uma página na internet de “apoio às escolas, onde consta a disciplina, para serem alojados links que remetem para repositórios de recursos”, onde estão também os desta disciplina.

Os recursos do Departamento de EMRC estão também alojados no portal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (www.educris.com).

António Cordeiro valorizou a trabalho dos professores de “adaptação” às novas circunstâncias educativas, que decorrem do isolamento social, lembrando que foi necessário reorganizar metodologias em semanas de “muita exigência”, no fim do segundo período letivo.

“A colaboração e a cooperação entre professores ajudou a vencer alguns obstáculos, nomeadamente pela partilha de materiais”, afirmou.

António Cordeiro disse ainda que está a ser preparado um recurso que vai ao encontro de “outra preocupação” e que está relacionada com a “frequência da disciplina”.

“Estamos a organizar e a conceber alguns recursos nesse sentido”, afirmou o coordenador do Departamento da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica do Secretariado Nacional de Educação Cristã.

O Secretariado Nacional de Educação Cristã vai também proporcionar aos professor de EMRC formação para a utilização de plataformas de ensino remoto.

PR

Partilhar:
Scroll to Top