Vaticano acolhe VI Congresso Mundial das «Scholas Occurrentes»
Cidade do Vaticano, 28 mai 2016 (Ecclesia) – A rede internacional de escolas inspirada pelo Papa Francisco vai lançar as ‘Cátedras Scholas’, que quer inspirar universidades de todo o mundo a assumir compromissos sociais junto de comunidades locais, na área da educação.
A iniciativa foi lançada no Vaticano durante o VI Congresso Mundial das ‘Scholas Occurrentes’, a rede de escolas pelo encontro que o Papa lançou para promover uma mudança no sistema educativo.
O encontro decorre até domingo na sede da Academia Pontifícia das Ciências (Santa Sé), concluindo-se com uma audiência concedida por Francisco aos participantes, incluindo representantes de mais de 40 universidades.
O diretor de ‘Scholas Ocurrentes’, José María del Corral, explicou à Rádio Vaticano que as “Cátedras Scholas” querem ser “um espaço em que se encontram o âmbito académico e da reflexão com o âmbito do trabalho e das necessidades das comunidades educativas”.
Neste momento há mais de 500 projetos sociais e de educação na rede ‘Scholas’.
“Existem projetos que têm a ver com a problemática dos refugiados, com as escolas que não possuem, por exemplo, água potável para os seus alunos”, explica del Corral.
42 universidades de vários continentes e inspirações religiosas vão assumir o compromisso de acompanhar estas realidades locais, ao longo dos próximos 12 meses.
O Congresso Mundial que decorre no Vaticano tem como tema ‘Cátedras Scholas: entre universidade e escola: Um muro ou uma ponte’.
A rede internacional ‘Scholas’ nasceu em Buenos Aires, há 20 anos, por vontade do então arcebispo dessa cidade argentina, D. Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco.
A organização internacional de direito pontifício ‘Scholas Occurrentes’ foi aprovada pelo pontífice a 13 de agosto de 2013.
OC