Galardão reconhece o trabalho pela liberdade de aprender e ensinar
Lisboa, 28 nov 2019 (Ecclesia) – A Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) promoveu 9.ª Edição do Prémio Padre Nuno Burguete numa sessão presidida pelo presidente d República, homenageando o padre Vitor Melícias com a Medalha de Ouro da associação.
Para o padre Vitor Melícias, as “homenagens e condecorações não se pedem e não se recusam, aceitam-se e agradecem-se”, lembrando que “esta é uma homenagem ao ensino particular (privado, social e cooperativo) e ao ideal da liberdade de aprender e ensinar”.
O sacerdote franciscano foi diretor do Externato da Luz na década de 1970 e, nessa qualidade, assumiu a direção da AEEP em 1974, lembrando a busca de liberdade para o ensino particular não está concluída.
“As instituições públicas e os governos nem sempre respeitam o direito das famílias seguirem o projeto ensino com que se identificam. São-lhes negadas as facilidades fiscais e outras para aceder a este modelo de ensino”, salienta o padre Vítor Melícias, que reconheceu a impossibilidade de escolha levre de um projeto educativo pelas famílias que têm menos recursos.
45 anos depois, a AEEP continua a lutar pela concretização da liberdade de escolha e pela defesa da escolha dos “modelos de educação”.
“As famílias devem poder experimentar e escolher os modelos de educação que desejam e esse é um objetivo pelo qual continuamos a lutar todos os dias”, afirmou Luís Virtuoso, presidente da AEEP.
Marcelo Rebelo de Sousa, que presidiu a esta sessão solene, optou por sublinhar que “a liberdade de ensino tem sido uma realidade no nosso país”, sem se referir à liberdade de escolha dos projetos educativos.
“As instituições têm tido a liberdade adotar o seu projeto educativo próprio e isso tem sido garantido pela Constituição”, referiu o presidente da República à Agência ECCLESIA.
A 9.ª Edição do Prémio Padre Nuno Burguete decorreu na Academia das Ciências, em Lisboa, e foi promovida pela AEEP, onde premiou vários docentes das escolas filiadas que se distinguiram pela sua entrega e capacidade pedagógica, assim como várias escolas que assinalavam o seu aniversário.
A Medalha de Ouro da Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo foi entregue pela terceira vez este ano; nas edições anteriores, a AEEP distinguiu o professor Mário Pinto e o antigo ministro da Educação Roberto Carneiro.
HM/PR