Clima de festa em encontro da disciplina dedicado à «alegria do Evangelho»
Porto, 18 mai 2015 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Porto defendeu que a “grande missão” das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica “é levar a alegria do Evangelho”.
António Madureira falou à Agência ECCLESIA no 13.º encontro diocesano de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que congregou cerca de 14 mil alunos, incluindo também escolas de Braga e Viana do Castelo, sublinhando que disciplina de EMRC “sempre teve vida” e que estas iniciativas “mostram isso mesmo”.
Com o tema «EMRC – Encontra um (p)Porto de Alegria!», os milhares de alunos do 5.º ao 12.º ano tiveram oportunidade de conviver e “realizar várias atividades lúdicas” no parque da Pasteleira, na cidade invicta, esta sexta-feira.
A partilha de valores nos encontros desta disciplina é “bem visível” porque é “uma prática que se realiza nas aulas de EMRC”, realçou António Madureira.
“A alegria do Evangelho” move os alunos e professores de Educação Moral e Religiosa Católica, acrescentou.
O encontro diocesano “não é um anúncio publicitário”, mas a vida desta disciplina, insistiu António Madureira.
Para Pedro Negrão, professor de EMRC e elemento da organização do encontro, o “sucesso” desta iniciativa deve-se “à adesão dos alunos” porque “são eles as estrelas”.
“A magia” do encontro está “na alegria que os alunos colocam quer nas aulas, quer na festa”, salientou.
A iniciativa vai integrar as reportagens a apresentar esta semana no Programa ECCLESIA (segunda a sexta-feira na RTP2, 15h30).
LFS/OC