Porto, 17 mar 2016 (Ecclesia) – A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) protocolaram a participação de colaboradores na pós-graduação ‘Religiões, Políticas e Doutrinas Sociais’, da Universidade Lusófona, que começa a 28 de março.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, destaca que a CNIS e a UMP, “prezam a formação académica” dos seus colaboradores, por isso, a parceria é entendida como “uma forma de os capacitar para um melhor desempenho das suas funções”.
Neste contexto, o acordo vai facilitar a frequência no curso ‘Religiões, Políticas e Doutrinas Sociais’ aos membros, colaboradores e demais profissionais das Misericórdias e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) associadas da CNIS.
“As candidaturas ao curso apresentadas por uma Misericórdia ou IPSS terão isenção das taxas de candidatura e de matrícula, bem como uma redução de 25% na propina mensal”, informa o comunicado.
O início do curso está previsto para 28 de março, às 18h00, com a conferência ‘Lugar social e político das religiões na atualidade’, pelo delegado do Conselho Pontifício da Cultura, o bispo D. Carlos Azevedo.
O plano da pós-graduação tem módulos disciplinares, com aulas e conferências, dedicadas especificamente ao trabalho e história das Misericórdias, à Doutrina Social e à ação social da Igreja.
A fase letiva da pós-graduação ‘Religiões, Políticas e Doutrinas Sociais’ termina em junho de 2016, e as aulas, conferências e debates, são sobretudo de segundas a quinta-feira, das 18h00/18h30 às 22h00/22h30, e em alguns sábados de manhã.
CB