Educação: Instituições de Ensino Superior portuguesas manifestam «profunda preocupação» com «escalada de violência em Gaza e noutras regiões»

Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos escreveram declaração conjunta a propósito do conflito no Médio Oriente

Foto EPA/Lusa, Gaza

Lisboa, 04 ago 2025 (Ecclesia) – O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) publicaram hoje uma nota a expressar preocupação com a guerra na Faixa de Gaza e outras regiões, sublinhando o compromisso com a paz.

“É com profunda preocupação que assistimos à escalada da violência em Gaza e noutras regiões, ao sofrimento humano que dela decorre e à erosão de valores que deveriam unir a comunidade internacional. A tragédia no Médio Oriente interpela-nos a todos”, pode ler-se na mensagem.

As Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas reafirmam “o seu firme compromisso com os princípios da dignidade humana, da solidariedade, da paz e do respeito pelo direito internacional”.

“Acreditamos que o espírito de abertura e diálogo que promovemos diariamente nas nossas instituições possa, a seu tempo, contribuir para um futuro mais justo, pacífico e seguro para todos”, referem o CRUP e o CCISP.

A declaração conjunta faz referência ao facto de as IES portuguesas acolherem, “todos os anos, milhares de estudantes oriundos dos mais diversos países”, em cujos “campi se cruzam culturas, religiões, línguas e vivências distintas”.

O CRUP e o CCISP destacam que “esta riqueza de experiências” oferece aos “estudantes uma oportunidade ímpar de contacto com outras realidades e perspetivas, fomentando a formação de cidadãos críticos, solidários e conscientes do contexto global em que se inserem”.

“O conhecimento, o diálogo intercultural e a convivência que caracterizam a vida académica são pilares essenciais para a construção da paz. As IES são — e continuarão a ser — espaços onde se cultiva a compreensão mútua, o respeito pela diversidade e a cooperação entre os povos”, escrevem os membros dos dois conselhos na declaração conjunta.

A guerra em Gaza foi desencadeada por um ataque liderado pelo Hamas no sul de Israel, em 7 de Outubro de 2023, que provocou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas. Israel lançou em seguida uma ofensiva militar em grande escala na Faixa de Gaza, com milhares de mortos, de acordo com o Governo do Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.

A Universidade Católica Portugues é uma das instituições que integra o CRUP.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top