Educação: Fernando Magalhães reconduzido como presidente da Direção da APEC

«Identidade, comunhão e missão» são os três eixos para o mandato 2025-2028 da Associação Portuguesa de Escolas Católicas

Foto APEC, órgãos sociais 2025-2028

Fátima, 22 fev 2025 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) elegeu esta sexta-feira, em Fátima, os corpos sociais para o triénio 2025–2028, mantendo-se o diácono Fernando Magalhães, diretor do Externato Frei Luís de Sousa (Almada), como presidente da Direção.

De acordo com um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Direção da APEC é composta pelo padre Carlos Carvalho, da Companhia de Jesus, Susana Sousa, diretora Pedagógica do Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto), Manuel Lourenço, diretor do Colégio de S. Miguel (Fátima), e Alexandra Sá Marques, diretora Pedagógica do Colégio da Rainha Santa Isabel (Coimbra).

O novo presidente da Assembleia Geral da APEC é António Filipe Barbosa, dos Colégios do Amor de Deus, e o novo presidente do Conselho Fiscal é Paulo Machado, diretor-adjunto do Colégio da Via Sacra (Viseu), continuando como secretário-geral Jorge Cotovio.

De acordo com o comunicado, “a atual equipa diretiva propõe-se exercer a sua ação prioritariamente em torno dos seguintes eixos: identidade, comunhão e missão”.

“Cada um destes eixos será posteriormente traduzido em ações específicas, concretizadas ao longo dos próximos três anos de mandato, e apresentados na próxima Assembleia Geral da APEC”, acrescenta o comunicado.

Fernando Magalhães agradeceu aos elementos dos órgãos sociais cessantes a “dedicação manifestada” e pediu aos novos membros para “levar com esperança” os desafios.

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) é uma associação privada, de âmbito nacional, constituída por escolas católicas reconhecidas como tais; em diálogo e estreita colaboração com a Conferência Episcopal Portuguesa, tem como finalidades representar as escolas católicas associadas perante o Estado e demais entidades públicas e privadas, na defesa e promoção da conceção cristã da educação, no contexto das liberdades de aprender e de ensinar.

PR

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