Educação: Escolas Católicas estiveram reunidas em Fátima

II Encontro dos grupos de missão das escolas católicas em Portugal foi «momento de partilha»

Fátima, Santarém, 18 mar 2014 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC) promoveu no sábado em Fátima o II Encontro dos grupos de missão das escolas católicas em Portugal, que teve como objetivo “a partilha de atividades a nível pastoral”.

Em declarações feitas hoje à Agência ECCLESIA, Jorge Cotovio, secretário-geral da APEC explicou que “esta reunião dos grupos de animação pastoral das escolas católicas teve como objetivo a partilha daquilo que cada escola católica faz a nível pastoral com os alunos, professores, pais e funcionários”.

“Foi um encontro de partilha para aprendermos uns com os outros e simultaneamente também para vermos o que podemos melhorar a nível da pastoral em termos de escola católica” discutindo por exemplo “atividades comuns que possamos fazer, principalmente ao nível da formação de alunos”, sublinhou.

As escolas presentes tiveram oportunidade de “partilhar os momentos mais significativos do seu calendário pastoral, momentos que começam por exemplo pela explicação de como é feita a oração da manhã, pelo tipo de caminhadas e peregrinações que são feitas e projetos de solidariedade ou outros projetos que se façam”.

“Foi um tempo muito rico porque há escolas que podem colher ideias de outras escolas, adaptando-as à sua realidade”, acrescentou o secretário-geral da APEC.

Uma das decisões que saiu deste II Encontro dos grupos de missão das escolas católicas em Portugal foi a de “criar uma plataforma para que todas as escolas possam partilhar lá o que vão fazendo a todos os níveis”, podendo anexar documentos ou vídeos da atividade, concluiu.

A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) foi aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa em abril de 1998 sendo uma associação de âmbito nacional, constituída por escolas católicas reconhecidas como tais que tem como principais finalidades defender e promover a conceção cristã da educação, no contexto das liberdades de aprender e ensinar, desenvolver e apoiar iniciativas de caráter pedagógico, cultural, científico, técnico, teológico e pastoral, cooperar nos planos de ação pastoral que tenham como objetivos principais o ensino e a educação e colaborar, a nível nacional e internacional, com outros organismos que prossigam objetivos comuns.

MD

Partilhar:
Scroll to Top