Jornada Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica reúne em Fátima docentes apostados em afirmar lugar da disciplina e do corpo docente na escola, «lugar de esperança»

Lisboa, 30 mai 2025 (Ecclesia) – A Jornada Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), tem hoje início, em Fátima, e reúne professores das dioceses em Portugal, apostados em valorizar a disciplina no contexto educativo atual.
“A disciplina vale por si e tem o seu lugar reconhecido. Em contextos escolares ela tem sempre o seu lugar, porque é uma proposta educativa que olha à pessoa e a sua integralidade. Mas a escola é um espaço de aprendizagem, de conhecimento, de transmissão de conhecimento e de educação, nós temos também situar a escola com a missão nos tempos atuais”, explica à Agência ECCLESIA o coordenador do Departamento de EMRC no Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC).
António Cordeiro valoriza a educação para “o que é permanente e sustém” e fala por isso em “profecia”: “Olhamos a criança para uma vida futura para o que dá sentido à sua vida”.
“Continua a fazer sentido uma reflexão que une, que congregue, que crie comunhão entre os docentes de EMRC. A disciplina faz um percurso, é uma proposta de crescimento com os alunos”, sublinha o responsável.
O professor Jorge Novo, responsável na diocese de Bragança-Miranda pelo Secretariado diocesano do ensino da disciplina, reconhece na disciplina os “valores e os princípios” que conduzem a uma “cidadania mais participativa e mais atuante para resolver os problemas”.
EMRC vê para além da espuma dos dias porque convoca valores e princípios que propugnam do humanismo, de proximidade com a justiça, com a verdade, com o bem comum, com a liberdade, com a consciência de que todos somos fundamentais para vivermos a construção de um mundo melhor, da construção de uma cidadania mais participativa e mais atuante para resolver os problemas.”
O encontro que tem como tema ‘Cuidar a Esperança com Profecia’, que culmina com o final de uma semana dedicada à disciplina, quer debater com os docentes o “lugar e o papel de EMRC no contexto do currículo escolar português”.
O professor Jorge Novo destaca a “educação para a totalidade”.
“EMRC é fundamental para entender o mundo, para entender as pessoas, para ligar o mundo e as pessoas e para lhe dar sentido profundo à vida das pessoas. A EMRC tem o seu lugar no sistema educativo porque ela é fundamental para ajudar a pessoa a encontrar-se, a encontrar os outros, a encontrar o mundo”, indica.
O programa da iniciativa conta com uma conferência de Jorge Bacelar Gouveia, constitucionalista e docente da Universidade Nova de Lisboa, e Carlos Costa Gomes, da Universidade Católica Portuguesa, cujas intervenções vão trazer “densidade científica e uma visão humanista ao debate sobre o papel da educação moral e religiosa hoje”, adianta a nota enviada à Agência ECCLESIA.
A jornada prevê uma mesa-redonda com a participação de representantes de Portugal, Espanha, Itália e Cabo Verde, assinalando “um significativo passo na construção de pontes entre países e experiências educativas no âmbito da EMRC”.
A iniciativa integra também workshops temáticos, a apresentação dos novos manuais escolares do 2.º e 6.º anos e módulos do Ensino Profissional, momentos culturais e celebrações espirituais.
A jornada cruza o tema da esperança e a valorização dos docentes de EMRC como corpo.
António Cordeiro indica a escola como esse lugar “de vida animada pela esperança”.
“Estamos a aproximar-nos do final do ano letivo, e olhamos muito para as quantidades para aferir conhecimento. Mas que a avaliação possa também ser qualitativa de forma a não desistir de ninguém”, valoriza.
A conversa com os professores Jorge Novo e António Cordeiro vai estar no centro do programa ECCLESIA na Antena 1, este sábado, pelas 06h00.
LS