Educação: D. António Augusto Azevedo acredita que EMRC pode ser «uma luz importante» no caminho dos jovens

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé defende que disciplina deve ser “grande sementeira de esperança”, no seio escolar

Foto: Educris

Santarém, 29 mar 2025 (Ecclesia) – O Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) afirmou esta sexta-feira que considera que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) pode ser uma “luz importante” no caminho dos jovens.

Em declarações enviadas à Agência ECCLESIA, no âmbito do Encontro Nacional de EMRC do Ensino Secundário, em Santarém, D. António Augusto Azevedo referiu que esta geração de jovens tem o “coração aberto”, anda à procura e está envolta em “muitas encruzilhadas”, podendo a disciplina ser uma “luz de esperança no futuro”.

Segundo o bispo de Vila Real, “a escola é um lugar de esperança e a Educação Moral e Religiosa Católica no seio da escola, pública ou privada, deve ser também ela, um grande arauto, uma grande sementeira de esperança”.

Três mil e 100 jovens, de 82 escolas de quase todas as regiões do país, vivem o XIII Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Ensino Secundário (ENES), que termina este sábado, pelas 15h, centrado no tema “Horizontes de Esperança”.

Para D. António Augusto Azevedo, a realização destes encontros “é uma aposta ganha” e representa a “valorização” da disciplina.

“Numa mesma cidade, reunir alunos que vêm das várias escolas do país, alunos matriculados em Moral que fazem este percurso na sua escola e que aqui se encontram com os colegas de todo o país, é, em primeiro, um grande sinal de encontro”, declarou.

Foto: Agência ECCLESIA/LJ

Além disso, estas iniciativas são, de acordo com D. António Augusto Azevedo, “um reconhecimento do valor da disciplina” e a “valorização do próprio trabalho dos professores e reconhecimento da aposta que as próprias famílias fazem na inscrição dos filhos”.

O bispo dá conta que desde há alguns anos que a CEECDF tem feito a aposta “muito forte” em proporcionar o ENES, que “é sempre um momento enriquecedor” que espera que “dê frutos”.

Este ano, Santarém é a cidade que acolhe o Encontro Nacional de EMRC do Ensino Secundário, que na noite desta sexta-feira ficou marcado pela presença do bispo diocesano, D. José Traquina, que esteve com os jovens.

“Bem-vindos a Santarém. Desejo muito que este encontro em Santarém seja marcante na caminhada das vossas vidas. Agradeço esta opção e que a vossa presença também na cidade que ides visitar e uns com os outros seja marcante no bom ambiente que podeis fazer”, expressou.

O bispo de Santarém espera que este encontro seja para os alunos “uma grande afirmação de juventude que quer paz”.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top