Educação Cristã: Responsável nacional convida a assumir desafios da disciplina de EMRC

D. António Francisco dos Santos encerrou Fórum que decorreu Fátima

Fátima, Santarém, 27 jan 2014 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé, D. António Francisco dos Santos, defendeu que é importante refletir sobre os desafios ao ensino de EMRC para redobrar a alegria da missão dos professores.

Durante a Missa que encerrou o ‘Fórum EMRC’, que decorreu em Fátima entre sábado e domingo, o bispo de Aveiro lembrou a importância “de refletir sobre os desafios que se colocam hoje ao ensino da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica” (EMRC), de modo a redobrar “a alegria da missão e o sentido de responsabilidade que a Igreja assumiu”.

É fundamental que os professores de EMRC sigam “o exemplo de Jesus Cristo que vai ao encontro de todos os povos” porque “é neste exemplo de testemunho que se inicia a vocação e missão de todos os professores”, ressaltou o responsável, durante a homilia que proferiu na Basílica da Santíssima Trindade.

Uma missão que D. António Francisco dos Santos lembra ser a “emergência educativa para a qual o Papa Bento XVI tantas vezes chamava, dizendo que todos têm de ser protagonistas nas respostas a esta emergência e de caminhos abertos a estes desafios”.

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé recordou ainda palavras do Papa Francisco, quando este diz que “a Igreja tem de ser mais lugar de surpresa do que hábitos”.

Para tal, D. António Francisco dos Santos desafiou todos os presentes a “sentirem-se capazes de evocar a memória, de se abrirem à surpresa de Deus que se transforma diariamente em respostas aos desafios humanos que dão que pensar”.

“O nosso fórum não seria completo sem este momento, sem a vinda a este local sagrado para que aqui sintamos que somos chamados e enviados, somos chamados por Jesus Cristo, somos chamados por Ele, pelo Mestre no recanto de cada uma das nossas periferias no enquadramento e contexto de cada uma das nossas escolas, somos chamados tantas vezes a transformar momentos difíceis em horas melhores e a anunciarmos o Evangelho”, concluiu.

O ‘Fórum EMRC’ que foi promovido pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, reunindo mais de 300 professores da disciplina para uma reflexão sobre as alterações promovidas pelas novas metas curriculares do 1.º ao 12.º ano do ensino.

MD

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR