Educação Cristã: «Prioridade das prioridades tem de ser a formação» – D. António Moiteiro

Comissão Episcopal do setor quer «investir» em todos os agentes

Aveiro, 31 out 2017 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) defendeu que a “prioridade das prioridades” para os próximos três anos tem de ser a formação dos diversos agentes pastorais, “a educação cristã na sua globalidade”.

“Formação focar esta dimensão, formação dos agentes que hoje no nosso país se dedicam à educação cristã e é aqui que temos de apostar, que a Igreja deve investir”, frisa D. António Moiteiro, em entrevista no âmbito da Semana Nacional da Educação Cristã, a decorrer até domingo.

Ao portal Educris, explica que para os próximos três anos “há uma continuidade com os membros e com a comissão anterior”.

Segundo o bispo de Aveiro, há “pontos de convergência” com a catequese, e outros âmbitos que “são fundamentais”, bem como entre os professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

O presidente da CEECDF explica que é preciso também o “diálogo” com os teólogos, para “propor a fé, desenvolver a fé”.

“Está nos horizontes não esquecer este diálogo com os teólogos, os pensadores da Teologia e nos vários ramos da ciência da Igreja, da Pastoral, do Direito, para podermos estabelecer pontes para que a educação cristã seja verdadeiramente proposta de Jesus vivo para que as pessoas sintam alegria do encontro”, desenvolveu.

Os catequistas são convidados a participar esta semana nas suas jornadas nacionais, entre 3 e 5 de novembro, em Fátima.

D. António Moiteiro considera que tem de existir um trabalho conjunto no que “é o ser e o saber do catequista”.

A nova Carta Pastoral ‘Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus’ propõe que se passe do “modelo escolar” para o “modelo catecumenal”.

“Quer que a iniciação cristã e a comunidade seja educadora da fé dos mais novos e que possam fazer inserção progressiva na comunidade cristã”, explica resumidamente o também bispo de Aveiro.

Na entrevista de início de triénio da comissão, D. António Moiteiro alerta que “o mundo da escola e do ensino particular” em Portugal “atravessa um momento muito difícil”, no contexto das alterações do financiamento estatal às escolas de iniciativa privada.

“Temos tido muitas dificuldades, há colégios a fechar, alguns não abriram novo ano escolar e outros com muitas dificuldades”, explica o presidente da CEECDF.

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar, desde domingo, a Semana Nacional da Educação Cristã 2017 e a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina Fé divulgou a nota pastoral com o tema ‘A Alegria do Encontro com Jesus Cristo’.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top