Lisboa, 25 mai 2016 (Ecclesia) – Na celebração do seu 30.º aniversário, a Universidade Lusíada de Lisboa recebe hoje a visita de D. Manuel Clemente e consagra-se a Nossa Senhora da Conceição.
A visita do Patriarca de Lisboa é a resposta “a um convite da Capelania da Universidade que pede à Igreja a bênção para a instituição, a qual, simultaneamente, se consagra a Nossa Senhora da Conceição”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
D. Manuel Clemente faz também, pelas 11H00, uma conferência na Universidade Lusíada sobre «A Devoção Mariana em Portugal» seguindo a cerimónia de bênção e de consagração no Jardim da Universidade.
Presente na Universidade desde 1992, a capelania pretende, com este pedido responder, “de uma forma muito concreta, ao apelo missionário expresso pelo Papa Francisco na exortação apostólica ‘A Alegria do Evangelho’: «Fiel ao modelo do Mestre, é vital que a Igreja saia a anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demoras, sem repugnâncias e sem medo»”.
Apoiada, desde o início, num grupo de acção socio-caritativa, a Associação de Acção Social da Universidade Lusíada (AASUL), a capelania desenvolve projetos de ação missionária universitária em Lisboa, no Cartaxo, no âmbito da Missão País e em Cabo-Verde, este último durante um mês e meio nas férias de Verão, sendo este ano o 22.º Projeto AASUL/CABO VERDE.
LFS