Encontro vai decorrer em Sarajevo, na Bósnia Herzegovina
Lisboa, 15 mai 2014 (Ecclesia) – Os bispos e responsáveis pela pastoral nas escolas das Conferências Episcopais da Europa vão reunir-se a partir de hoje, em Sarajevo, na Bósnia Herzegovina, para refletir sobre a figura do professor católico.
“A Formação cristã e o acompanhamento espiritual dos professores católicos na escola” é o tema em debate por cerca de 70 participantes no encontro, que vai decorrer até ao dia 18 de maio.
Para o padre Michel Remery, secretário-geral adjunto da CCEE o debate fundamenta-se no “papel fundamental que o professor tem, juntamente com os pais na formação integral e, portanto, também na formação espiritual dos jovens.
“E ser professor significa estabelecer uma relação pessoal e sábia com o aluno. Esta relação deve ser capaz de transmitir a palavra de vida, mesmo antes das ideias”, disse padre Michel Remery num comunicado enviado à Agência ECCLESIA
O encontro vai ainda incidir sobre a situação e o papel das escolas católicas para o futuro da Bósnia -Herzegovina, um país que ainda carrega as feridas da guerra, como mostram as recentes manifestações no país.
Organizado pela Comissão “Catequese, Escola, Universidade” da CCEE, pelo Comité Europeu para o Ensino Católico (CEEC) e pela Conferência Episcopal da Bósnia Herzegovina, o encontro vai realizar-se seis anos após o último encontro, que decorreu em Roma, sobre a escola católica na esfera pública europeia.
SN