APEC pede que dimensão do voluntariado volte a ser integrada, destacando o impacto «formativo» no carácter dos alunos «como cidadãos»
Fátima, 06 ago 2025 (Ecclesia) – A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) saudou hoje a “eliminação dos conteúdos referentes à identidade de género” na disciplina Cidadania e Desenvolvimento, e sugeriu que a “inclusão da dimensão espiritual, transcendente e religiosa”.
“Sugere-se, no quadro de uma cidadania completa e da formação integral dos alunos, a inclusão da dimensão espiritual, transcendente e religiosa, que é absolutamente constitutiva da pessoa, e que se mostra de irrefutável importância para o entendimento e a promoção dos diálogos inter-religioso e multicultural”, pode ler-se numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A APEC manifesta-se no âmbito da consulta pública, promovida pelo governo e que terminou esta terça-feira, sobre os documentos sobre a «Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania” e “Aprendizagens Essenciais da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento”.
“Saúda-se como especialmente oportuna a eliminação dos conteúdos referentes à identidade de género, pelo carácter ideológico e não científico de que os mesmos se revestem; urge, por isso, designadamente no que a esse tema concerne, rever em consonância e coerência o documento ‘Referencial de Educação para a Saúde’ (junho 2017), que continua vigente”, sublinha o comunicado, assinado com data de 5 de agosto.
A Associação lamenta ainda a “eliminação da dimensão do voluntariado” e sugere a sua inclusão, “ainda que não como tema organizador / dimensão”, mas “ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes ou ao nível das ações estratégicas”, destacando o impacto “formativo” que a sua realização concreta representa “no carácter dos alunos, como cidadãos”.
O comunicado sublinha como “útil” a manutenção da “matriz transversal e interdisciplinar para a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, no quadro da flexibilidade curricular, da autonomia pedagógica e do respeito pelas liberdades de ensinar e aprender”, finaliza.
LS