Escola católica foi fundada em 1924 pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

Lisboa, 11 nov 2025 (Ecclesia) – A Assembleia da República aprovou por unanimidade o voto de congratulação ao Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, pela comemoração dos 100 anos, que celebrou em 2024.
“A Assembleia da República saúda o Colégio Nossa Senhora de Fátima, pela passagem do seu 100.º aniversário, saúda todos os seus dirigentes, professores, antigos e atuais alunos e as comunidades envolventes”, pode ler-se no documento, com a data de 16 de setembro, disponibilizado no site do Parlamento.
O voto de congratulação, assinado por Manuela Tender, presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Manuela Tender, lembra que a católica foi fundada em 1924 pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena a pedido do então Bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva.
No dia 12 de outubro de 1924, três Irmãs Dominicanas entraram na cidade do Lis e a 16 do mesmo mês foi-lhes entregue uma humilde casa destinada ao Patronato Feminina de Leiria.
“Juntou-se ao edifício inicial, o conjunto de habitações que fora o primeiro bairro social da cidade, criado pelo Padre António. Daí o nome atual da rua onde fica situado o Colégio de Nossa Senhora de Fátima”, indica.
A 15 de Setembro de 1973, foi dada ao Colégio a autorização para a coeducação no 1º ciclo, tendo sido estendida aos outros ciclos em 1988.
Anos mais tarde, em 1986, o Colégio passou a ter o ensino para o Pré-escolar, legalizado, e a pedido da direção, foi-lhe dado o paralelismo pedagógico por tempo indeterminado, a 14 de dezembro de 1983, para o 1º ciclo, e a 5 de abril de 1990, para os outros ciclos.
“Foi-lhe concedido o Contrato de Associação, para o 2º e 3º ciclo, a 15 de maio de 1996, e a Autonomia Pedagógica a 7 de dezembro de 1998, para todos os ciclos”, explica o texto.
Atualmente, a Instituição de ensino católica acolhe 500 alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, e conta com 33 docentes, 25 funcionários e uma comunidade de Irmãs Dominicanas.
“O Colégio Nossa Senhora de Fátima prossegue, deste modo, o ideal pedagógico de Teresa de Saldanha: Educar o espírito, o coração e a mente, numa relação próxima, afetiva e confiante”, assinala o documento.
LJ
