Educação: Assembleia da República aprovou voto de congratulação pelos 100 anos do Colégio Nossa Senhora de Fátima

Escola católica foi fundada em 1924 pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

Foto Colégio de Nossa Senhora de Fátima

Lisboa, 11 nov 2025 (Ecclesia) – A Assembleia da República aprovou por unanimidade o voto de congratulação ao Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, pela comemoração dos 100 anos, que celebrou em 2024.

“A Assembleia da República saúda o Colégio Nossa Senhora de Fátima, pela passagem do seu 100.º aniversário, saúda todos os seus dirigentes, professores, antigos e atuais alunos e as comunidades envolventes”, pode ler-se no documento, com a data de 16 de setembro, disponibilizado no site do Parlamento.

O voto de congratulação, assinado por Manuela Tender, presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Manuela Tender, lembra que a católica foi fundada em 1924 pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena a pedido do então Bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva.

No dia 12 de outubro de 1924, três Irmãs Dominicanas entraram na cidade do Lis e a 16 do mesmo mês foi-lhes entregue uma humilde casa destinada ao Patronato Feminina de Leiria.

“Juntou-se ao edifício inicial, o conjunto de habitações que fora o primeiro bairro social da cidade, criado pelo Padre António. Daí o nome atual da rua onde fica situado o Colégio de Nossa Senhora de Fátima”, indica.

A 15 de Setembro de 1973, foi dada ao Colégio a autorização para a coeducação no 1º ciclo, tendo sido estendida aos outros ciclos em 1988.

Anos mais tarde, em 1986, o Colégio passou a ter o ensino para o Pré-escolar, legalizado, e a pedido da direção, foi-lhe dado o paralelismo pedagógico por tempo indeterminado, a 14 de dezembro de 1983, para o 1º ciclo, e a 5 de abril de 1990, para os outros ciclos.

“Foi-lhe concedido o Contrato de Associação, para o 2º e 3º ciclo, a 15 de maio de 1996, e a Autonomia Pedagógica a 7 de dezembro de 1998, para todos os ciclos”, explica o texto.

Atualmente, a Instituição de ensino católica acolhe 500 alunos, desde o pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, e conta com 33 docentes, 25 funcionários e uma comunidade de Irmãs Dominicanas.

“O Colégio Nossa Senhora de Fátima prossegue, deste modo, o ideal pedagógico de Teresa de Saldanha: Educar o espírito, o coração e a mente, numa relação próxima, afetiva e confiante”, assinala o documento.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top