Publicações são um contributo para o «desenvolvimento» do pensamento social enquanto «potenciador de transformação»
Lisboa, 28 nov 2018 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa quer contribuir para o desenvolvimento do “pensamento social cristão” com as publicações da sua ‘Editorial Cáritas’, especialmente em Teologia Moral, onde se destaca a parceria com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
“Não nos conformamos com uma teologia de gabinete quando encontramos lugares de reflexão teológica que são habitados, que são lugares de vida. Lugares, por vezes, difíceis. Como a vida. Aceitando a complexidade do real. Situando-nos em lugares de fronteira”, afirma o padre José Manuel Pereira de Almeida.
O assistente eclesiástico da direção da Cáritas Portuguesa e professor de Teologia Moral explica que a parceria com a UCP permite um diálogo “mais próximo com aqueles que são os protagonistas do anúncio do Evangelho” e fazer “das fronteiras” em que a instituição católica “é chamada a agir”, lugar de reflexão.
“A Teologia Moral, ao refletir sobre o bem, a bondade, a correção, a honestidade e a alegria de viver, não pode não aprofundar o conhecimento das causas da injustiça e das desigualdades. Para colaborar na construção de um mundo mais justo e mais fraterno”, desenvolveu o orientador da linha editorial.
Para o padre José Manuel Pereira de Almeida é interessante na “linha mestra” da Editorial Cáritas “mostrar que o pensamento social cristão não nasceu ontem” e, por isso, darem a “conhecer textos fundadores, autores imprescindíveis”, ainda que situados num tempo “como é próprio da dinâmica de uma fé incarnada”.
“Afirmar que o pensamento social cristão continua vivo e ensaia novos caminhos de compreensão das realidades de hoje e da novidade que elas comportam. Para que não se deem respostas velhas a novas questões, como o Papa Francisco nos tem vindo a repetir”, acrescentou o também professor de Teologia Moral, em entrevista publicada no site da Cáritas Portuguesa.
A Editorial Cáritas já conta com mais de 50 livros publicados, ao longo de cerca de sete anos de existência, que se podem distinguir em três secções: Os clássicos, o presente e os centros de investigação.
Em Portugal a rede da organização católica é constituída pela Cáritas Portuguesa e as Cáritas Diocesanas que vão viver a sua semana nacional em 2019, sob o lema ‘Juntos numa só família humana’, de 17 a 24 de março.
CB