Iniciativa de várias comunidades cristãs pede apoio para o trabalho da Comunidade de Santo Egídio
Lisboa, 22 Jan (Ecclesia) – Jovens cristãos de várias Igrejas vão promover hoje em Lisboa uma vigília de oração, para a qual convidam as pessoas a trazer alimentos ou mantas para ajudar os sem-abrigo da capital portuguesa.
A “Vigília Ecuménica Jovem” está marcada para a igreja do Campo Grande (católica), pelas 21h00 deste Sábado, numa iniciativa que junta cristãos de várias denominações para rezar pela unidade.
A preparação está a cargo dos departamentos juvenis das Igrejas Católica, Lusitana, Metodista e Presbiteriana.
“Todos os que quiserem participar na Vigília são convidados a trazer géneros alimentares não perecíveis (arroz, massa, enlatados, etc.) ou sacos-cama/mantas”, assinalam os organizadores do evento.
Tudo o que for recolhido vai ser entregue à Comunidade de Santo Egídio, para o seu serviço junto dos sem-abrigo.
A celebração acontece a meio do “oitavário” pela unidade dos cristãos, que muitas Igrejas celebram de 18 a 25 de Janeiro, este ano dedicado ao tema “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações”, uma citação do livro bíblico dos Actos dos Apóstolos.
“Jerusalém, Cidade da Paz, traz para este Oitavário a diversidade e a convivência não só entre cristãos de várias igrejas, como entre crentes de várias religiões. Evoca também as perseguições e as dificuldades que tantos cristãos enfrentam para permanecerem no Médio Oriente”, assinalam os promotores da Vigília Ecuménica de Lisboa.
OC