Cidade do Vaticano, 02 jul 2014 (Ecclesia) – «Dá-me de beber» é o tema da próxima semana de oração pela unidade dos cristãos, que se celebra de 18 a 25 de janeiro de 2015, cujo texto foi preparado no Brasil.
«Eu sou a água da vida: tenho sede. Eu sou o pão da vida: tenho fome. Ainda vivo aqui no meio do meu povo que sofre e morre. Restituo as forças, faço falar o silêncio. A mulher deu-me de beber. Quero ser para ti água viva, pão de solidariedade, de comunhão e de beleza», é uma oração latino-americana que, segundo o jornal ‘L’Osservatore Romano’, do Vaticano, sintetiza os conteúdos da semana de oração.
O encontro entre Jesus e a samaritana, no Evangelho de São João (4,7) está na génese do tema «Dá-me de beber».
A samaritana é apresentada como “ícone do amor que abate qualquer separação causada por fatores confessionais, étnicos ou culturais, como paradigma da misericórdia capaz de transformar em fervorosa discípula e missionária até a mulher que tinha cinco maridos”, desenvolve o ‘Osservatore Romano’.
Os materiais/textos ecuménicos foram preparados por um grupo de trabalho escolhido pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
OR/CB/OC