Fórum Ecuménico Jovem recordou os 500 anos da Reforma
Braga, 04 nov 2017 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, afirmou que a Igreja católica tem “de dar um testemunho de unidade interna e também com as outras confissões religiosas”.
No Fórum Ecuménico Jovem 2017 (FEJ) a decorrer este sábado, no Auditório Vita e no Seminário Menor da Arquidiocese de Braga, com o tema ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap. 21, 5), D. Jorge Ortiga sublinhou à Agência ECCLESIA que é fundamental “cimentar e solidificar cada vez mais esta unidade”.
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) informa que a equipa organizadora do FEJ pretende “dar continuidade” à celebração dos 500 anos da Reforma e vai procurar colocar em evidência os seus “dons espirituais”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Quando se celebra esta efeméride é um momento para refletir “sobre o significado que esta reforma teve há 500 anos” com Lutero e que, atualmente, “continua também a ter”.
O Espírito Santo interpela “permanentemente a Igreja” para a renovação em cada tempo, frisou.
Neste caminho de renovação, os jovens são protagonistas e “têm necessidade de fazer esta experiência concreta de que a Igreja se vai renovando”, sublinhou D. Jorge Ortiga.
No fórum, os jovens são confrontados “com a história”, e, essencialmente, com “os desafios de hoje”, realçou o prelado.
O arcebispo de Braga reconhece que ainda “existe alguma indiferença, ou até alguma animosidade, entre algumas confissões religiosas”.
Nesta caminhada ecuménica, D. Jorge Ortiga salienta também que existe um “bom relacionamento entre a grande maioria das igrejas cristãs”, no entanto “algumas não se sentem interpeladas a fazer esta experiência”.
O movimento ecuménico “vale por ele mesmo”, mas “também como testemunho e alerta deixado à própria sociedade e à igreja”, disse.
Com o tema «Eis que faço novas todas as coisas», o 19.º Fórum Ecuménico Jovem vai terminar com a Festa de Cristo que vai integrar os momentos criativos produzidos nos workshops seguido do gesto do envio é às 17h30.
O Fórum Ecuménico Jovem é da responsabilidade dos Departamentos Juvenis das Igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana.
CB/LFS