Ecumenismo: rezar pela paz na Palestina e Israel

Iniciativa do Conselho Mundial das Igrejas quer envolver todas as confissões cristãs na oração pela paz

A Semana mundial pela paz na Palestina e em Israel está marcada para o dia 4 de Junho. Até ao dia 10, este será um tempo para que as "as diversas confissões cristãs se empenhem em campanhas de informações, acções de sensibilização e momentos de oração numa mobilização mundial".

Esta é uma iniciativa do Conselho Mundial das Igrejas que "assenta em três pontos-chave: rezar informar e pedir" explica um comunicado. Esta iniciativa pretende "pôr fim ao conflito que dura há 60 anos, impedindo o convívio pacífico de dois povos na mesma terra".

Recorde-se que Bento XVI visitou recentemente a Terra Santa e deixou apelos à paz, ao diálogo e ao encontro.

No âmbito da Semana estão previstas iniciativas em vários países. Em Inglaterra, por exemplo, as várias Igrejas vão visitar uma empresa israelita que produz motores para os aviões sem piloto utilizados na guerra de Gaza.

Em França, as Igrejas decidiram apresentar o problema aos candidatos às eleições europeias de 7 de Junho. Já os parlamentares australianos receberam das Igrejas um relatório sobre a situação humanitária em Gaza.

Domingo, 7 de Junho, nas igrejas de todo o mundo vai ser lida uma oração escrita pelos responsáveis das Igrejas em Jerusalém, onde se pede o dom de "dirigentes políticos prontos a consagrarem a sua vida ao restabelecimento de uma paz justa entre seus povos".

Redacção/Rádio Vaticano

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top