Ecumenismo: Primeiro ordinariato para anglicanos regressados ao catolicismo nos EUA

Cidade do Vaticano, 02 jan 2012 (Ecclesia) – A Congregação para a Doutrina da Fé, organismo da Santa Sé, erigiu o primeiro “ordinariato pessoal” para anglicanos regressados ao catolicismo nos EUA, anunciou o Vaticano, este domingo.

A estrutura, denominada ‘Cadeira de São Pedro’, destina-se ao “território da Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América” e segue as normas da constituição apostólica ‘Anglicanorum coetibus’, assinada por Bento XVI em novembro de 2009.

O Papa nomeou como primeiro responsável pelo ordinariato o padre Jeffrey Neil Steenson, antigo bispo da Igreja Episcopaliana (ramo anglicano dos EUA), casado e com três filhos.

A Constituição constituição apostólica ‘Anglicanorum coetibus’ introduziu uma estrutura canónica que possibilita uma “reunião corporativa”, estabelecendo ordinariatos pessoais.

Estes ordinariatos são instituídos após consulta às Conferências Episcopais locais e as suas estruturas serão de algum modo semelhantes às dos ordinariatos militares – uma “diocese” que não corresponde a limites territoriais, como é habitual na Igreja Católica, mas tem jurisdição sobre uma comunidade específica distribuída por vários territórios.

A vigilância e a condução pastoral para os grupos de fiéis que peçam a entrada na Igreja Católica são asseguradas por um ordinário próprio – colocado à frente da comunidade -, por norma nomeado entre o clero até então anglicano.

Este modelo prevê a ordenação de clérigos casados enquanto anglicanos como sacerdotes católicos, mas por razões “históricas e ecuménicas” estes padres casados não poderão ser ordenados bispos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top