Cidade do Vaticano, 19 dez 2013 (Ecclesia) – O cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, espera que a sua viagem à Rússia, que terminou hoje, contribua para uma “cooperação mais ampla” com os ortodoxos.
“É muito cedo para dizer algo de concreto mas espero que a minha visita contribua para aprofundar a relação entre a Igreja Ortodoxa russa e a Igreja Católica. Espero que o encontro com o patriarca Cirilo favoreça o aprofundamento das questões comuns às duas Igrejas”, assinalou o cardeal Kurt Koch.
Este encontro com o patriarca de Moscovo e de toda a Rússia realizou-se esta quarta-feira, na Catedral Cristo Salvador.
O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos constatou também “uma maior colaboração com a Igreja Católica, com a Igreja de Roma” que aprecia “muito”.
“Espero que no futuro esta cooperação se possa tornar mais ampla e melhor”, acrescentou.
O cardeal Kurt Koch e o metropolita Hilário, responsável pelo departamento para as relações exteriores do Patriarcado de Moscovo, reuniram-se na terça-feira.
No final do encontro foi divulgado que os dois líderes religiosos abordaram assuntos relacionados com a cooperação entre o Patriarcado de Moscovo e a Igreja católica romana, “em particular no contexto da Comissão mista católico-ortodoxa teológica, e no contexto cultural e da troca de estudantes”, revela a Rádio Vaticano.
Neste encontro participaram também o núncio apostólico na Rússia, D. Ivan Jurkovic, D. Paulo Pezzi, arcebispo da Arquidiocese da Mãe de Deus, e Iakinf Destivel membro deste dicastério.
A viagem do cardeal Kurt Koch começou em São Petersburgo, com encontros com a comunidade católica.
RV/CB/OC