Guarda, 20 Jan (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé e Ecumenismo quer que os católicos da Guarda, diocese de que é bispo, partilhem a “grande preocupação da Igreja Universal” pela unidade dos cristãos.
O apelo de D. Manuel Felício, publicado numa nota enviada ao Jornal ‘A Guarda’, foi feito durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que no hemisfério Norte decorre todos os anos entre 18 e 25 de Janeiro.
“Desde há sensivelmente um século que as diferentes comunidades cristãs, sentindo a dor da divisão e a urgente responsabilidade de percorrer os caminhos da unidade desejada por Cristo, celebram anualmente a Semana de Oração pela unidade dos cristãos”, assinala D. Manuel Felício.
O prelado lembra que, “como todos os anos acontece”, está disponível “um pequeno livro para apoiar iniciativas que devem ser levadas a cabo” durante aqueles dias.
A edição, à venda nas livrarias Veritas (Guarda) e Paulus (Covilhã), “pode ajudar muito” as comunidades cristãs “a valorizarem nas suas celebrações” a “Semana da Unidade”, salienta D. Manuel Felício.
O tema escolhido para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2011 é “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações”.
A frase, extraída do livro bíblico dos Actos dos Apóstolos, refere-se à vivência da primeira comunidade cristã, em Jerusalém, ao mesmo tempo que evoca os aspectos essenciais da fé e a união entre os cristãos.
O ecumenismo é o conjunto de iniciativas tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos.
RM