Ecumenismo: «Portugal serve de exemplo para muitos países»

Numa semana dedicada à Unidade dos Cristãos, a Comunidade de Santo Egídio destaca a evolução do nosso país nesta matéria

Lisboa, 18 Jan (Ecclesia) – A comunidade de Santo Egídio considera Portugal “um oásis na Europa”, quando se trata de abordar temas como o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.

“Somos um lugar de excelência, que serve de exemplo para muitos países e esta bandeira deve ser hasteada com muito orgulho” sublinha Isabel Bento, responsável da Comunidade de Santo Egídio em Portugal, em entrevista ao programa da Igreja Católica, na Antena 1.

Entre 18 e 25 de Janeiro, a Igreja Católica em todo o mundo promove a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Para Isabel Bento, este é um campo onde Portugal tem vindo a marcar pontos, sobretudo nos últimos 10 anos, com o aumento do fluxo de imigrantes.

“Tivemos hipótese de conhecer e estabelecer amizade com pessoas de diferentes confissões religiosas, que nos ajudaram a perceber a diferença, com um respeito muito profundo”, realça.

No entanto, a representante da comunidade de Santo Egídio considera que ainda há ainda muito para fazer, sobretudo “ao nível da escola e das diferentes comunidades, junto das pessoas que ainda não entendem ou não conhecem este grande trabalho, fundamental para a Europa e para o mundo”.

Há 20 anos em Portugal, a Comunidade de Santo Egídio foi fundada pelo historiador Andrea Riccardi em Roma, no ano de 1968, à luz do Concílio Vaticano II.

Constituído por mais de 50 mil leigos, espalhados por 70 países de diversos continentes, este movimento católico tem procurado levar a paz e a caridade a todos os homens, dedicando especial atenção às relações entre cristãos.

Um tema que irá estar em destaque hoje, pelas 22 e 45, no Programa da Igreja Católica na Antena 1.

 

PRE/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR