Conferência Episcopal e Conselho de Igrejas Cristãs vão também assinalar o «Tempo da Criação» 2025

Albergaria-a-Velha, 05 jul 2025 (Ecclesia) – Um encontro ecuménico reuniu representantes da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC), esta sexta-feira, dia 4 de julho, na Casa Diocesana de Nossa Senhora do Socorro, da Diocese de Aveiro.
“O encontro teve início com um tempo de oração e apresentação fraterna geradora de laços de confiança”, salientam os participantes desta reunião, na informação divulgada online, esta sexta-feira, pelo COPIC.
Os representantes da Conferência Episcopal Portuguesa e do Conselho Português de Igrejas Cristãs informam que vão apresentar a nova edição da ‘Charta Oecumenica para Europa’, em data a anunciar brevemente, e também a aplicação informática ‘Eco-Igrejas’, que resulta do memorando assinado por ocasião do 50° aniversário do COPIC, em junho de 2022.
A Conferência das Igrejas Europeias (CEC) e o Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) apresentaram a versão revista da ‘Charta Oecumenica’, em abril deste ano, em Vilnius, na Lituânia, com representantes de diferentes tradições cristãs.
A Carta Ecuménica tem na sua génese duas assembleias de Igrejas cristãs, uma realizada em 1989, na cidade de Basileia (Suíça), e outra na cidade de Graz (Áustria), em 1997. Sobre o ‘Eco Igrejas Portugal’, no dia de 12 junho de 2021, um grupo de Igrejas Cristãs assinou um memorando de entendimento para o desenvolvimento desse programa, na Catedral de São Paulo, da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), em Lisboa. O ‘Eco Igrejas Portugal’ visa a promoção da ética da sustentabilidade, contida em princípios ecoteológicos, e a aplicação nas diferentes Igrejas e comunidades cristãs de indicadores de diagnóstico, educação e gestão ambiental, para uma melhoria contínua da sustentabilidade ecológica; o memorando de entendimento foi assinado pelo COPIC, a CEP, a Aliança Evangélica, a ONG ‘A Rocha’ e a Rede ‘Cuidar da Casa Comum’. |
Do encontro ecuménico, realizado esta sexta-feira, dia 4 de julho, os representantes da Conferência Episcopal Portuguesa e do Conselho Português de Igrejas Cristãs, adiantam também que se esperam iniciativas ecuménicas no ‘Tempo da Criação’ 2025, de 1 de setembro a 4 de outubro, com os materiais disponíveis no sítio online www.seasonofcreation.org.
A CEP esteve representada pelos bispos D. Armando Esteves Domingues (Diocese de Angra) e D. Sérgio Dinis (Diocese das Forças Armadas e de Segurança) e o COPIC, pelos membros da sua direção, o bispo D. Jorge Pina Cabral (Igreja Lusitana de Comunhão Anglicana), o bispo Sifredo Teixeira (Igreja Metodista), as pastoras Sandra Reis e Miriam Lopes (Igreja Presbiteriana de Portugal), o presbítero Sérgio Alves (Igreja Lusitana) e o pastor Eduardo Conde de Almeida (Igreja Metodista Portuguesa).
O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, acolheu os participantes desta reunião na Casa Diocesana de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha; “em jeito de gratidão” também foi lembrado D. Manuel Felício, bispo emérito da Guarda, que, durante anos, representou a CEP no diálogo ecuménico em Portugal.
O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).
CB