Ecumenismo: Patriarca de Constantinopla convoca primazes para preparar sínodo pan-ortodoxo

Lisboa, 08 jan 2014 (Ecclesia) – O patriarca de Constantinopla (Igreja Ortodoxa),Bartolomeu, convocou os primazes das várias Igrejas Ortodoxas para um encontro em março, adianta a agência de notícias AsiaNews.

A reunião visa preparar o sínodo pan-ortodoxo que está agendado para 2015. As diferentes igrejas da Comunhão Ortodoxa não se encontram em sínodo desde 1583.

Bartolomeu tem intensificado o ritmo para a convocação do Grande Sínodo, que tem como objetivo responder aos problemas que se acumularam ao longo de séculos e que continuam presentes nas relações entre as Igrejas Ortodoxas.

A primeira iniciativa para a convocação de uma sínodo pan-ortodoxo foi do patriarca Joaquim III, em 1901; em 1961, foi convocada uma conferência a pedido do patriarca Atenágoras, a fim de preparar esse sínodo, que ainda não se realizou.

As relações entre Igrejas ortodoxas estão atualmente marcadas pela polémica entre a sede de Constantinopla (atual Istambul, Turquia) e a de Moscovo a respeito da questão do primado: Bartolomeu é considerado como primeiro entre iguais e foi apresentado por um artigo publicado no site do seu patriarcado como ‘primus sine paribus’ (primeiro sem iguais).

O Patriarcado de Moscovo, por sua vez, emitiu um comunicado com a sua posição teológica sobre o tema, no qual pretende limitar esse primado de Bartolomeu, considerando que o mesmo só existe em temas para os quais este tiver sido “mandatado para tal pelas Igrejas Ortodoxas locais”.

A tomada de posição recusa o consenso a que se chegou no chamado ‘Documento de Ravena’, de 2007, após um encontro na cidade italiana em que os representantes russos se recusaram a participar, por causa da presença de uma delegação da Igreja Ortodoxa da Estónia, cuja autonomia é reconhecida por Constantinopla mas não por Moscovo.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top