Ecumenismo: Pastor presbiteriano Dimas de Almeida é evocado na Capela do Rato

Celebração vai ser presidida pelo padre Peter Stilwel, diretor do Departamento das Relações Ecuménicas e Diálogo Inter-religioso do Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 11 set 2021 (Ecclesia) – A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, vai celebrar hoje uma Eucaristia em memória do Pastor Presbiteriano António Dimas de Almeida, às 19h00, por ocasião do 30º dia do seu falecimento.

“O pastor presbiteriano Dimas de Almeida, um dos rostos fundamentais do diálogo ecuménico com os católicos, foi, durante muitos anos, presença assídua na Capela do Rato, participando em várias iniciativas de caráter ecuménico e cultural. Da mesma forma, alguns membros da nossa comunidade participaram em aulas de Teologia no Seminário Presbiteriano e em diversas iniciativas da Igreja Presbiteriana da Tomás de Anunciação, em Lisboa”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Eucaristia vai ser presidida pelo padre Peter Stilwel, diretor do Departamento das Relações Ecuménicas e Diálogo Inter-religioso do Patriarcado de Lisboa e antigo capelão da Capela do Rato, e vai contar com a presença de membros das duas comunidades.

A celebração vai ter transmissão em direto através do site www.capeladorato.org

António Dimas Almeida faleceu no dia 11 de agosto, tendo deixado “marca indelével em todos aqueles e aquelas que, pela sua excelência científica e pedagógica, tiveram o privilégio de conviver e aprender com ele ao longo de várias décadas e nos mais diferentes contextos” manifestou na ocasião Paulo Medeiros Silva, vice-presidente do Conselho Português das Igrejas Cristãs (COPIC), que, ao serviço da Igreja Presbiteriana desenvolveu uma “intensa atividade ecuménica”.

A comunidade da Capela do Rato quer recordar “a vida do pastor Dimas de Almeida”, honrando “o seu testemunho profético que continua a inspirar: «Relativizar as diferenças entre protestantes e católicos, não por considerá-las irrelevantes, mas porque a comum filiação cristã nos irmana muito para além dos acidentes da história»”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top