Ecumenismo: Papa recebeu comité católico para o diálogo com o mundo ortodoxo

Instituição ajuda estudantes das Igrejas orientais a completarem estudos teológicos em Roma

Cidade do Vaticano, 11 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano os membros do comité católico para a colaboração com as Igrejas Ortodoxas e Ortodoxas Orientais, que celebra este ano o 50.º aniversário de instituição.

Francisco recordou que o comité foi criado por Paulo VI ainda antes do final do Concílio Vaticano II, sublinhando o “caminho de reconciliação e renovada fraternidade entre as Igrejas”.

Esse percurso, acrescentou, foi “admiravelmente assinalado pelo primeiro encontro, histórico, entre o Papa Paulo VI e o patriarca ecuménico Atenágoras”, em janeiro de 1964, data que o Papa vai assinalar com uma viagem à Terra Santa, em maio próximo.

Perante os membros do comité ecuménico, o Papa destacou a importância de “experiências de amizade e partilha” nascidas do “conhecimento recíproco entre representantes das diversas Igrejas, em particular os jovens que iniciaram o ministério sagrado”.

Este organismo atribui bolsas de estudo a clérigos e leigos ortodoxos que desejam “completar os seus estudos teológicos em instituições académicas da Igreja Católica e apoia outros projetos de colaboração ecuménica”, assinalou o Papa.

Francisco agradeceu aos benfeitores que apoiam o comité e dirigiu-se aos estudantes presentes.

“A vossa permanência entre nós é importante para o diálogo entre as Igrejas de hoje e, sobretudo, de amanhã”, observou.

O Papa deixou votos de que os estudantes se sintam em Roma como “irmãos entre irmãos”.

“Agradeço a Deus por me oferecer esta bela ocasião para me encontrar convosco e dizer-vos que o bispo de Roma vos quer bem”, acrescentou.

OC

[[v,d,4376,]]

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR