Celebração conclui semana de oração pela unidade dos cristãos
Cidade do Vaticano, 25 Jan (Ecclesia) – Bento XVI vai presidir hoje à tradicional celebração de vésperas na solenidade litúrgica da conversão de São Paulo, encerrando a semana de oração pela unidade dos cristãos.
O momento de oração, rezada diariamente ao entardecer por religiosos e leigos católicos, vai decorrer na basílica de São Paulo fora de muros, em Roma, com início marcado para as 17h30 (hora local, menos uma em Lisboa).
Segundo comunicado oficial divulgado pelo sítio do Vaticano na Internet, nesta celebração vão participar “representantes das outras Igrejas e Comunidades eclesiais presentes em Roma”.
O tema escolhido para este ano – “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações” – foi extraído do livro bíblico dos Actos dos Apóstolos, apelando ao regresso dos cristãos “aos aspectos essenciais da fé e à união”.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja Copta, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igreja Ortodoxa); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Igreja Anglicana).
As orações da semana de oração de 2011 foram preparadas por cristãos em Jerusalém e estão disponíveis na página oficial da Santa Sé.
“Conscientes das suas próprias divisões e da sua própria necessidade de fazer mais pela unidade do corpo de Cristo, as Igrejas em Jerusalém fazem um apelo a todos os cristãos para a redescoberta conjunta dos valores que mantinham unida a comunidade primitiva”, pode ler-se.
No hemisfério norte, o período tradicional para a semana de oração pela unidade dos cristãos é de 18 a 25 de Janeiro, datas propostas em 1908.
OC